Ir para o conteúdo LABSILVI Ir para o menu LABSILVI Ir para a busca no site LABSILVI Ir para o rodapé LABSILVI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

A bolsa de semntes desenvolve atividades voltadas à identificação de espécies arbóreas nativas, coleta de frutos, extração, beneficiamento e armazenamento das sementes. As sementes são coletadas pela comunidade escolar e enviadas pelas escolas para o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM, onde é realizada triagem seletiva por meio da análise visual do estado morfológico e sanitária das sementes. Após a triagem, as sementes viáveis são armazenadas em câmara fria, ficando disponíveis para a doação.

O Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal (LSVF), pertence ao Departamento de Ciências Florestais (DCFL), do Centro de Ciências Rurais (CCR), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi coordenado na Década de 70 pelo professor Dr Juarez Martins Hoppe até 2003. Após, ficou sob a responsabilidade do professor Dr. Mauro Valdir Schumacher até 2006 quando foi assumido pela professora Dra. Maristela Machado Araujo.

Nosso reconhecimento ao professor Juarez Martins Hoppe fundador do laboratório e um dos principais incentivadores da Engenharia Florestal no Rio Grande do Sul.

O laboratório se destina ao Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo enfoque para a produção de sementes e mudas, bem como a implantação de florestas.

No ensino o espaço físico recebe semestralmente acadêmicos de graduação de Engenharia Florestal e Agronomia, no qual são ministradas às disciplinas de Iniciação à Engenharia Florestal, Silvicultura, Silvicultura Geral, Fitossociologia Fitopatologia, entre outras. Além disso, na pós-graduação são ministradas as disciplinas de Produção de Sementes e Mudas Florestais, Formação de Povoamentos Florestais, entre outras.

Na pesquisa os estudos objetivam a análise e armazenamento de sementes e insumos utilizados na produção de mudas de espécies arbóreas e técnicas de implantação de florestas, buscando aumentar a produtividade, conservar a natureza e melhorar as condições ambientais.

Na extensão são incentivadas ações de educação ambiental voltadas a UFSM e também, outros municípios, por meio de visitas ao local e cursos de capacitação.

No espaço físico do laboratório há uma área para preparação de amostras, sala de análises de sementes e de germinação, câmaras seca e úmida para o armazenamento de sementes, sala de aula, três casas de vegetação, uma casa de sombra, área para rustificação e expedição de mudas.     

Parecer Técnico

Para visualizar clique em:

Parecer Técnico I Ano Ambiental

Parecer Técnico II Ano Ambiental

Parecer Técnico III Ano Ambiental

 

Notícias
Informe Técnico – Escalada e rapel como modo auxiliar de coleta de frutos e sementes em árvores de grande porte
Na coleta de sementes para produção de mudas deve-se priorizar a qualidade do material genético, assim como a segurança do coletor. Na formação de lotes de sementes, com enfoque ao uso na restauração, por exemplo, é necessário acessar a copa…
29/07/2019
https://afubra.com.br/noticias/11222/muito-mais-do-que-sementes.html
Valorizar e incentivar o trabalho realizados por alunos, professores e pais da Escola Municipal Felipe Becker, da localidade de Alto Paredão, interior de Santa Cruz do Sul/RS, e também proporcionar um suporte técnico para ampliar as atividades do Bolsa de…
11/07/2019
Lançamento do livro “Produção de Sementes e Mudas: um enfoque à Silvicultura”
No último dia 13 de novembro, ocorreu o lançamento do livro “Produção de Sementes e Mudas: um enfoque à Silvicultura”, organizado pelos Professores Maristela Machado Araujo, Marcio Navroski e Lauri Schorn, na Feira do Livro de Porto Alegre. Na ocasião…
19/11/2018
33ª Jornada Acadêmica Integrada
Durante a 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, a sala de apresentações do curso de Engenharia Florestal, coordenada pela Profª Maristela Araujo, contou com a presença de estudantes da graduação e pós-graduação. As apresentações foram  excelentes, sendo possível um…
23/10/2018