Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arco Entrevista: Stela Padoin



Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido. Na parte superior, em preto e letra cursiva, o título "Stela Padoin", ao lado da logomarca da Revista Arco, e da palavra "Entrevista 01/2022", em branco e sobre fundo azul claro. Abaixo, uma tela do meet com três mulheres. Na primeira tela, uma mulher negra, de cabelos cacheados e pretos, olhos grandes e escuros, boca e nariz grandes, veste uma camiseta vermelha e segura uma caneta preta em frente a uma mesa de desenho. Abaixo, uma mulher de pele branca, rosto angular, cabelos ruivos e levemente ondulados, olhos verdes; usa óculos e veste uma blusa de manga comprida na cor verde escuro; está em frente ao teclado do notebook. No lado direito, em tela maior, mulher de pele branca, cabelos escuros, lisos e na altura do pescoço; tem olhos escuros e sobrancelha pequena, nariz e boca pequena; veste blusa cinza e usa brinco circular branco. Ao fundo, uma janela e estante de livros. Do lado da mulher, há dois balões de fala, com as frases, em preto: "Sou formada em Enfermagem e, desde 1996, docente na UFSM"; e "Trabalho com o cuidado de pessoas e famílias convivendo com HIV, violência contra mulheres, saúde da mulher e amamentação". Abaixo, um balão de fala ao lado da mulher ruiva, com a frase "Por que você escolheu trabalhar nessa área?". Abaixo, uma aba prta com símbolo de microfone, câmera, compartilhamento de tela, configurações e desligar.
Quadrinho de HQ ilustrado e colorido, dividido em quatro quadrinhos. Na parte superior da imagem, o texto "Desde cedo quis fazer enfermagem". Abaixo, o primeiro quadrinho, em que uma menina de cabelo escuro e vestido azul claro faz uma tipoia em um menino de cabelo escuro e blusa bordô. Abaixo, o texto "Sou a filha mais velha de quatro irmãos e aprendi que deveria cuidar deles". Abaixo, o segundo quadrinho, com ilustração de quatro crianças, de costas, com uma mochila e descendo escadas. Ao lado, o terceiro quadrinho, em que a menina de vestido azul está com uma maleta de primeiros socorros na mão e ao lado de um menino sentado, que chora e tem um corte na perna. Abaixo, o texto "Minha mãe conta que uma vez um deles caiu e, antes que alguém chegasse perto, eu já estava preparada para fazer a limpeza do ferimento". Abaixo, no último quadro, está dividido em três partes: na primeira, mulher de pele branca e cabelos escuros, curtos e lisos está em frente a um quadro e segura um giz branco na mão. Na segunda, uma mulher mais velha, de pele branca e cabelo curto, usa avental branco sobre blusa azul e mexe uma colher de pau em uma bacia; e a terceira, de pele branca, cabelos escuros, lisos e curtos, ua óculos, veste blusa verde marinho e segura uma seringa nas mãos. Abaixo, o texto "Minhas avós e minha mãe também me influenciaram, eram pessoas que cuidavam dos outros"
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido, dividido em três partes. A primeira, na parte superior esquerda, tem ilustração de uma sala de aula com carteiras duplas e nove pessoas. Acima, o texto "No ensino médio, fiz um curso de visitadora sanitária, voltado para os cuidados básicos de saúde". No lado, no segundo quadrinho, Ilustração de duas mulheres de jaleco branco fazendo exercício de respiração manual. Os textos estão acima e abaixo do desenho: "Passei no vestibular para enfermagem na UFSM. Logo já entendi que era o curso certo", e "Acho que isso foi graças ao espírito do curso, que tem, desde aquela época, esse olhar de uma formação não só biológica, mas humanística". Abaixo, o terceiro quadrinho, de pessoas em marcha, com uma faixa com o texto "Reforma Sanitária". As pessoas caminham em estrada asfaltada ao lado de um prédio cinza. O ano indicado é 1981. Abaixo, o texto: "Naquela época, estávamos no fervor do período da reforma sanitária, então o ensino já era direcionado para o SUS. Acho que isso fez muita diferença".
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido, dividido em três partes. Na primeira, no lado superior esquerdo, Ilustração do Husm, prédio verde claro e longo, cuja parte direita é mais alta e tem sete andares. O texto: "Quando voltamos para Santa Maria, fiquei sem emprego. Então fiz concurso para trabalhar no Husm. Passei". Ao lado, ilustração de uma mulher de pele branca, cabelos escuros, curtos e lisos, usa óculos e veste camiseta verde marinho; segura uma prancheta nas mãos; aí fundo, pessoas deitadas em camas hospitalares. O texto: "Gostava muito do que fazia, mas a educação continuava me chamando muita atenção". Abaixo, o terceiro quadrado, com uma ilustração de sala de aula, dos fundos. Há uma professora escrevendo no quadro e duas alunas com a mão levantada. O ano indicado é 1996. O texto: "Foi quando comecei no mestrado. Na mesma época, prestei concurso pra ser professora e fui selecionada. Pedi vacância no trabalho assistencial pra focar no mestrado e na docência". Um balão de pensamento está ao lado de uma das alunas com a mão levantada, de pele branca e cabelos escuros, lisos e curtos. O texto no balão diz "Vou para a aula ou para o trabalho?". Abaixo, na parte inferior, o texto: "Comecei os dois juntos. O dia que conhecia o departamento também foi o primeiro dia de aula no mestrado".
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido, dividido em sete partes. Na superior esquerda, ilustração de uma sala de aula, com o texto "Quando terminei a graduação, fiz um curso de especialização em metodologia do ensino superior. Foi meu primeiro contato com a pesquisa. Eu já sentia uma forte tendência a dar aula". Ao lado, Ilustração de um homem de pele branca e cabelos marrons, ao lado de uma folhagem alta. Os textos: "Quando finalizei a especialização, fomos para Rosário. Nos mudávamos muito por causa do trabalho do meu esposo"; e "Ele é engenheiro agrônomo e trabalhava com assistência técnica de lavouras". O terceiro quadrinho, na metade esquerda do card, tem a ilustração de um prédio de quatro andares na cor bege, e com o nome "Hospital de Caridade". Ao lado, detalhe dos pilares do hospital, local em que está uma mulher de roupa verde claro empurrando um homem em cadeiras de rodas. Os textos: "Em Rosário, comecei a trabalhar com assistência hospitalar"; e "Nas minhas práticas, sempre busquei conscientizar que o paciente é mais que um corpo". Ao lado, quadrinho cinco, com ilustração em zoom da enfermeira que empurra a cadeira de rodas do homem. O texto: "Ele tem uma história, algo para contar, basta saber perguntar". Na terceira linha, o quadrinho seis está do lado esquerdo e tem a ilustração de um Fusca em uma estrada, com campos verdes dos dois lados e uma placa verde com a palavra "Cruz Alta". O texto: "Depois, nos mudamos para Cruz Alta, onde tive a oportunidade de iniciar na docência". Ao lado, ilustração de uma mulher de pele branca, cabelos curtos, lisos e escuros, que usa óculos de grau e veste camisa rosa queimado, está em frente a um quadro verde. Pessoas levantam a mão. O texto: "Foi em um curso de extensão para auxiliares de enfermagem".
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido, dividido em três partes. A primeira, na parte superior, tem ilustração de uma pessoa estudando. Há uma mesa marrom, com uma xícara de café, três livros e um papel com a palavra "Ideias" e anotações. Os textos: "No mestrado, comecei a me interessar por diferentes áreas de pesquisa"; "Quando terminei, peguei o caderno para escrever tudo que poderia pesquisar dali pra frente - e uma folha inteira não foi suficiente. Era muita coisa"; e "Mas, quando eu trabalhava no Husm, recebíamos muitos pacientes com HIV. Lembro que, de 10 pacientes que chegavam por dia, 8 morriam". Abaixo, o segundo quadrinho, na esquerda inferior, com a ilustração de uma mulher em um corredor de biblioteca. Ela segura um livro azul nas mãos. Os textos: "Tínhamos um contexto muito diferente do que é hoje, e existia uma grande lacuna de conhecimento sobre o assunto"; e "Então foi isso que escolhi estudar". Ao lado, o terceiro quadrinho, com Ilustração da mulher só lado de uma maca de hospital, olhando para um homem deitado, que tem a pele branca e cabelo castanho escuro. Os textos: "Fui para o hospital 'Dia', onde os pacientes chegavam e ficavam o dia fazendo algum tipo de medicação e depois iam embora"; e "Conversava com eles sobre como era conviver com a doença".
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido, dividido em três partes. A primeira, na parte superior esquerda, tem ilustração de uma mulher, de costas, ao lado de uma mala. Ela veste casaco bege, calça jeans e calçados vermelhos. Está em frente a um táxi amarelo. Ao fundo, um prédio alto e vermelho. O texto: "Depois do mestrado, fiquei por alguns anos no trabalho administrativo do departamento. Em 2004, comecei meu doutorado do Rio de Janeiro, na Escola de Enfermagem Anna Nery". Ao lado, ilustração de cima de uma mesa, com um teclado preto, três cartões de memória, um cubo mágico colorido e uma foto de um homem com duas crianças, um menino e uma menina. Os textos: "Fiz meu doutorado em 26 meses, deixei as crianças em Santa Maria com o marido"; e "Primeiro queria levar todos comigo, mas depois vi que eles poderiam ficar aqui. Ao longo do curso, ia e voltava várias vezes". Abaixo, o terceiro quadrinho, com ilustração de uma roda de 10 mulheres gestantes sentadas em cadeiras com estofado azul. Seis tem pele negra e quatro tem pele branca. Os textos: "Nessa época, a epidemia de HIV já estava mudando. E os estudos acompanham essa evolução"; e "Existiam mais mulheres diagnosticadas com HIV, inclusive gestantes. Entrevistei-as sobre o dilema de serem recomendadas a não amamentar por causa do vírus. Quando finalizei, voltei para Santa Maria".
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido. A ilustração é de uma página de álbum de memórias. Na parte superior do álbum, que tem fundo bege, há recortes de três páginas de conteúdo, de jornal e artigos. Os textos: "Aqui, retomei o trabalho no grupo 'Programa AIDS, Educação e Cidadania', do qual fazia parte desde o mestrado. Nele, já tivemos vários projetos"; "Escrevíamos para jornais e tínhamos nosso próprio periódico. Divulgávamos nossas pesquisas e fazíamos artigos de opinião"; e "Também fazíamos extensão em um ambulatório. Tivemos um grupo de apoio para pais de crianças com HIV". Abaixo, ilustração de fotografia de uma casa amarela, com cerva em frente e gramado verde. Na cerca, uma placa branca com o nome "Lar Acalanto". No lado esquerdo da fotografia, preso por um alfinete, um laço vermelho de fita. Os textos: "Fomos os fundadores da Casa Lar Acalanto, que era um lar para crianças com HIV e hoje funciona como uma ONG em Santa Maria"; e "Fazíamos campanhas de 1° de dezembro, que é o dia mundial de combate à AIDS"
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido. Na ilustração, boneco de material sintético na cor rosa deitado sobre uma maca branca. Na perna direita, mãos com luvas azuis fazer uma sutura. Na parte superior esquerda, o texto "A prática assistencial e a experiência na extensão afetam muito a pesquisa. Eu pergunto para meus alunos". Abaixo, duas sequencias de balões de fala. Na esquerda, as perguntas da professora, na direita, as respostas do aluno. Para a descrição, será reproduzida a partir da sequência. "1. Vocês cozinham o peixe com a cabeça". "2. Ah, professora, eu cozinho. Por quê?". "1. Com quem você aprendeu isso?". "2. Acho que com a minha mãe". "1. E sua mãe aprendeu com quem?". "2. Com a mãe dela." "1. Então você faz o peixe com a cabeça porque alguém te disse que era pra fazer assim. Mas será que ele pode ser feito sem a cabeça?". Na parte inferior direita, o texto: "Na enfermagem, isso se traduz: será que esse curativo pode ser feito de outro jeito? Unir a teoria com a prática é um pouco disso. É a gente perguntar se a coisa pode ser feita de outro jeito".
Quadrinho de HQ ilustrada quadrado e colorido. No centro da imagem, aba de meet com o título "Arco Entrevista - Stela Padoin". Abaixo, ilustração de mulher de pele branca, rosto redondo, olhos escuros, cabelos lisos, escuros e na altura do pescoço. Usa óculos de grau e brincos de bolinha. Veste blusa cinza. Ao fundo, janela com moldura marrom, armário e estante com livros. Ao lado, balões de fala que iniciam acima do desenho e contornam ele pelo lado direito. As frase: "Você escuta as crianças, as mães, os pais. E vai se questionando."; "Assim, a pesquisa vai evoluindo, vai mudando"; "A extensão e os problemas do cotidiano oxigenam a pesquisa"; "Nos fazem pensar como os projetos científicos precisam chegar em resultados que modifiquem a realidade". No canto inferior direito, botão com fundo azul claro, e, em branco, a logomarca da Revista Arco e as frases: "Roteiro: Esther Klein"; "Ilustrações: Renata Costa". O fundo é branco.
Expediente:
Entrevista e Reportagem: Esther Klein, acadêmica de Jornalismo;
Design Gráfico: Renata Costa, acadêmica de Produção Editorial e bolsista;
Mídia Social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e voluntária; Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária; Gustavo Nuh, acadêmico de Jornalismo e voluntário;
Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;
Editor convidado: Augusto Paim, jornalista
Edição Geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-8910

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes