Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

A conciliação entre os saberes

Por Felipe Martins Muller

No projeto de construção do que seria a nova universidade de Santa Maria, o idealizador, professor José Mariano da Rocha Filho, assim expressa a sua crença na missão de uma instituição com tal envergadura: “Para sobreviver, necessitamos de uma técnica adequada a conciliar a aquisição do saber no meio de tanta especialização científica. Urge que a Universidade volte a ser um centro de cultura, cuidando em obter, não apenas o profissional de méritos, o pesquisador minucioso, mas o homem que saiba sintetizar o saber de forma a satisfazer o seu espírito, o sopro divino que o anima em busca das grandes belezas do infinito”.* Destaco, nas palavras de nosso primeiro reitor, a ideia de conciliação entre o saber científico e o cultural como um propósito basilar de uma Instituição de Ensino Superior, justamente para enfatizar nossa satisfação em apresentar esta publicação, que mostrará em suas páginas o estágio atual desta síntese, ao divulgar o que estamos fazendo em termos de ciência e arte.

Desde sua instalação no centro do estado, no começo da década de 60 do século passado, a UFSM tem sido reconhecida por sua inserção no mundo científico e cultural do nosso país, avançando as fronteiras do Cone Sul e buscando espaço nos grandes centros da América e da Europa. Sua vocação, por natureza – primeira universidade federal no interior do Brasil – tem sido a de exercer influência sobre o espaço geográfico e cultural em que atua. No já citado projeto inicial também consta esta meta: “Sobre as atividades a serem desenvolvidas, levando em conta a importância da Universidade no desenvolvimento do país – e especialmente da região de onde Santa Maria é o centro geo-educacional – terão prioridade, nos diferentes institutos, os assuntos que se referem ao desenvolvimento das riquezas dessa zona”.* A esta, inicialmente, dava-se o nome de DGE 37, mas se foram dilatando as suas fronteiras, em função das mudanças pelas quais o ensino superior público vem passando nestas últimas décadas. Hoje a marca UFSM é reconhecida por onde quer que se vá pelo Brasil, tanto na esfera acadêmica, quanto no meio político e cultural. Por isso a importância de um veículo impresso que registre o que se tem feito na área da pesquisa, da arte e da produção cultural.

Um dos primeiros efeitos da inserção de uma universidade federal aqui no coração do Rio Grande do Sul foi que, ainda em meados da década de 60, a cidade de Santa Maria ganhou o apelido ousado de “Cidade Cultura”. Tirando o ufanismo que essa denominação possa comportar, não lhe faz nenhum mal almejar tal designação. Prova disso são os diferentes e copiosos ciclos culturais por que passou o município desde então, com o florescimento do teatro, da projeção de artistas plásticos e músicos no cenário cultural gaúcho e brasileiro. Dos pioneiros do cinema em super 8, na década de 70, ao Festival de Vídeo e Cinema, na primeira década do Século XXI; da criação de uma Orquestra Sinfônica e um Coral Universitário ao Festival de Inverno, há emblemas significativos da importância da presença cultural e artística da UFSM a partir da região central do estado.

Aliados ao crescente número de pesquisadores que vêm se inserindo nos círculos científicos de todo mundo, esses dados indicam a necessidade de uma publicação como a que ora estamos apresentando ao público. É importante que fiquem registrados os raios luminosos que a academia é capaz de lançar ao seu redor, corroborando as palavras de nosso fundador:

Somente uma universidade capaz de desbravar novos rumos, através da pesquisa, poderá ser considerada, efetivamente, um sol com luz própria, com calor vivificante
José Mariano da Rocha Filho
Reitor fundador da UFSM