Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Amassava, amassava, aos poucos ia extraindo formas*

As esculturas não estão somente em museus. Na UFSM, fazem parte do cotidiano de todos que passeiam pelo campus

Caminhar pelo extenso terreno do campus da UFSM em Camobi é estar, a todo momento, em contato com diversas formas artísticas. Entre elas, estão aproximadamente 40 obras esculturais, de vários autores.

Algumas foram planejadas especialmente para ocupar o lugar em que estão, já outras são fruto do trabalho de jovens estudantes do curso de Artes Visuais. As intempéries do tempo e o escasso recurso destinado à manutenção são a causa dos desgastes na pintura, rachaduras nas obras e até a necessidade de retirada para evitar a total destruição. Além disso, pela falta de registros oficiais, informações sobre as esculturas se perderam ao longo dos anos.

No entanto, as obras que permanecem carregam consigo histórias e inspirações de cada artista e de cada local. Seguindo o mapa, você pode fazer um passeio pelo campus e saber como e quando surgiram algumas das esculturas que embelezam o dia a dia da Universidade.

ENTRADA DA UFSM: A BÚSSOLA – JUAN AMORETTI, 2012

As cinco cores diferentes da obra, feita de concreto, e os mosaicos de diversos rostos buscam representar cada continente, assim como a diversidade, sendo a bússola que orienta a Universidade.

PERTO DO CT: O GALO – ANTENOR SPETCH

Livre interpretação da figura do galo, feita com fibra de vidro, massa plástica e resina.

HUSM: REGINA GIACOMINI, 1994

Escultura feita em homenagem aos 40 anos do curso de Medicina da UFSM. Foi produzida com fibra, resina, massa plástica e pintura automotiva.

CCNE: REGINA GIACOMINI, 1982

A obra é uma interpretação da figura feminina. No centro de um jardim, a escultura, feita de cimento, é rodeada por flores agaves, que realçam a força da mulher.

CEFD – CARINA PLAIN, 2008

A escultura, feita de cimento, foi encomendada para fazer parte de um jardim de onde os alunos podem tirar fotos em que o prédio do CEFD aparece ao fundo.

PRÓXIMO À PONTE: BANCOS ESCULTURAS, CARINA PLAIN, 2007

A escultura tem formas baseadas no estudo sobre a flor e a semente da árvore que fica atrás da obra, a corticeira. União de arte e design, a obra é feita de cimento e serve como banco.

FUNDOS REITORIA (DO LADO ESQUERDO): LUIZ GONZAGA GOMES, 1977

A escultura, chamada Sabedoria, feita de massa plástica, além de aparecer nas fotos de divulgação da Universidade, integra também o projeto paisagístico da Reitoria.

FRENTE DA REITORIA (DO LADO DIREITO): SILVESTRE PECIAR, ANO DESCONHECIDO

Chamada de Escultura Feminina, a obra é feita de cimento e possui inspiração nas formas da mulher.

*Trecho extraído do livro O Lustre, de Clarice Lispector

Repórteres: Andressa Foggiato e Luan Romero