Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carta da Editora

Carta da Editora da 9ª Edição da Revista Arco



Os últimos meses foram de mudanças importantes para a Arco. Uma delas foi física: depois de três anos, deixamos o Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx), no prédio 67, e nos instalamos na sala 345 do prédio da Reitoria. A manutenção e o crescimento da Arco, principalmente nas plataformas digitais, deveram-se muito à colaboração do LEx e à professora Laura Storch, do Departamento de Ciências da Comunicação. Mesmo em lugares separados, pretendemos manter o vínculo e seguir inovando nos formatos jornalísticos das matérias da revista.

 

Como resultado do nosso trabalho pela busca de reconhecimento institucional, outras parcerias se firmaram neste primeiro semestre de 2018. Junto à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), decidimos mudar o nome da editoria Sociedade para Extenda e investir ainda mais na produção de matérias sobre projetos de extensão. Além disso, outro apoio que recebemos neste ano veio da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Relações Públicas. Duas alunas se uniram a nossa equipe de RP e vêm nos ajudando a construir o planejamento estratégico da revista e a reorganizar a comunicação com os diversos públicos com que a Arco se relaciona.

 

Outra novidade em relação ao grupo é que, devido à intensa demanda de ilustrações e material gráfico, decidimos compor uma equipe de designers. Esta edição que você tem em mãos, portanto, foi diagramada e ilustrada por talentosíssimas alunas do curso de Desenho Industrial, bolsistas da Arco. Contamos também com a colaboração de uma egressa da UFSM, a Giana Bonilla, que mesmo já formada quis continuar colaborando conosco e ilustrou algumas matérias deste número.

 

Nesta 9ª edição, o tema do dossiê foi sugerido pelos próprios repórteres da Arco. “O que você faz da meia-noite às seis” foi o título de uma palestra ocorrida no ano passado que despertou nos alunos o interesse em trazer as discussões sobre saúde mental para as páginas da revista. As pautas escolhidas para compor esse cenário dos transtornos mentais no meio acadêmico discutem a saúde dos estudantes, dos servidores e a necessidade do uso de medicamentos para tratar as doenças da mente.

 

A Arco completa cinco anos em julho de 2018. Planejamos alguns eventos e atividades que irão destacar a nossa trajetória até aqui e vamos, também, trazer à luz algo que enfatizamos sempre: a importância de os cientistas assumirem a responsabilidade de divulgarem seus trabalhos. Principalmente em épocas de crise e cortes de recursos para ciência e educação, é fundamental que a sociedade entenda e reconheça a importância dos investimentos nesses setores. A Arco pretende seguir se esforçando com esse propósito por muitos mais anos e conta com a colaboração dos pesquisadores e da sociedade para cumprir a sua missão. Boa leitura!

 

Luciane Treulieb

Editora-chefe da revista Arco

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-4143

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes