Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carta dos editores

Por Lucas Durr Missau e Luciane Treulieb



Em tempos de digitalização da cultura, na contramão dos gadgets e dos dispositivos eletrônicos em geral, ainda percebemos a importância de meios de comunicação agora ditos tradicionais, como os veículos impressos. Por isso, em plena “era digital”, investimos na criação de uma revista para a UFSM.

Desde que iniciamos a concepção da Arco, estamos ininterruptamente pensando no nosso público leitor: o assunto vai interessá-lo? O texto ficou claro? O infográfico vai facilitar o entendimento do tema? E, além disso, a nossa desafiante tarefa tem sido trabalhar em um produto impresso que fique tão interessante quanto os atrativos tecnológicos disponíveis no mercado.

Nessa perspectiva, almejamos que a Arco seja usada, atrelada ao material didático das salas de aula, em escolas e universidades brasileiras. O desafio fica por conta da abrangência desse público, que engloba ensino fundamental, médio e superior, e da ambição geográfica, que busca atingir as regiões próximas e as longínquas do nosso país.

Já em nossa primeira edição, recebemos um convite para que a Arco acompanhasse as aulas de uma escola em Carrancas, Minas Gerais, uma região bem distante da nossa sede. Sim, para a nossa equipe, tratou-se de um convite. Fazer-se presente, através da publicação, enquanto crianças vasculhavam gráficos, ilustrações e textos, ávidas por respostas, informações e conhecimento, é uma honra e um reconhecimento da dedicação que destinamos à revista.

Perceber que estamos conseguindo ultrapassar os limites do campus nos deu energia extra para preparar esta segunda edição. O slogan da campanha de lançamento, “Revista Arco. Aproxima o saber do seu cotidiano”, revela aonde queremos chegar e mostra o que nos guia na seleção dos temas que farão parte da publicação.

Neste segundo número, o Dossiê coloca em evidência pesquisas e projetos desenvolvidos na UFSM que têm seu foco na produção de combustíveis. Esses estudos também revelam facetas de preocupação social e ambiental, como, por exemplo, as pesquisas desenvolvidas pelo Cepetro, que buscam formas para facilitar a diminuição do enxofre do óleo diesel, e que resultarão, consequentemente, em menos poluição do ar.

Estamos, aos poucos, aprendendo a melhor forma de trabalhar na produção da Arco, e a ajuda dos nossos leitores vai ser fundamental nessa trajetória. Estreamos, nesta edição, a seção Carta dos Leitores, que pensamos ser um espaço importante de interlocução com nosso público.

Investimos na revista impressa, mas não descuidamos do mundo virtual. A tiragem da Arco ainda é modesta, mil exemplares, por isso disponibilizamos em ufsm.br/arco a revista on-line, para quem não tiver acesso ao exemplar em papel. Além disso, e pensando na interatividade proporcionada pelas redes sociais, criamos um perfil no Facebook para a publicação.

 

Editores da revista Arco: Lucas Missau e Luciane Treulieb
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-1450

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes