Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gatas e cachorras podem ter filhotes de pais diferentes na mesma gestação?

Entenda como esses bichinhos se reproduzem



Mitômetro, construído como um contador, marca 'É possível'É possível! Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos.

Nas gatas, a ovulação ocorre em resposta ao acasalamento. “O coito é responsável por estímulos à liberação do hormônio responsável pela ovulação. Assim, vários oócitos podem ser liberados em momentos diferentes e fecundados pelos espermatozoides de diferentes machos”, explica o médico veterinário Gilson Antônio Pessoa, professor do Departamento de Clínica de Grandes Animais do Centro de Ciências Rurais da UFSM. Nas cadelas, também ocorrem múltiplas ovulações durante o cio.

 

Como funciona o ciclo reprodutivos das cachorras?

O primeiro ciclo da cadela varia conforme a raça. Normalmente, em animais pequenos, observa-se o primeiro ciclo entre o sexto e o décimo mês de vida. Já em animais grandes, pode iniciar do 18º ao 24º mês.

A cadela tem o ciclo estral – nome dado ao conjunto de alterações endócrinas, uterinas, ovarianas e comportamentais pelas quais a fêmea passa entre uma e outra ovulação. A periodicidade do ciclo varia de acordo com hereditariedade, raça, gestação e idade do animal – o que faz com que o cio possa acontecer em qualquer época do ano. Conheça as quatro fases do ciclo reprodutivo das cachorras:

– Anestro: É um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias. Na sua fase final, há um aumento do nível de estrógeno, hormônio relacionado ao controle da ovulação.

– Proestro: Nesta fase, que dura em média nove dias, a cadela apresenta uma alta concentração de estrógeno no corpo. Há sangramento vaginal – o que não seria uma menstruação. É no proestro que os machos começam a se interessar pelas fêmeas em razão da liberação de feromônios, entretanto, elas não permitem que ocorra o acasalamento.

Estro: É a fase de receptividade sexual, também conhecida como cio. Esse período dura, em média, nove dias, sendo que a ovulação ocorre entre o segundo e o terceiro. Nesta fase, observa-se que a cadela libera células sexuais conhecidas como ovócitos, que serão fecundados posteriormente.

Diestro: É uma fase que ocorre após o cio, na qual a cadela não está receptiva ao macho e apresenta comportamento calmo. Caso a fêmea esteja prenha, o diestro dura, em média, 65 dias. Se não houver fecundação, o período é mais longo. Após, obrigatoriamente, ocorre o anestro.

 

E nas gatas, como funciona?

O ciclo das gatas é regulado pelos hormônios ovarianos, e é dividido em anestro, proestro, estro, diestro e interestro. Confira as características de cada etapa no infográfico:

Infográfico mostra as fases do anestro, proestro, estro, diestro e interestro

 

Reportagem: Bibiana Pinheiro, acadêmica de Jornalismo

Ilustração e infografia: Yasmin Faccin, acadêmica de Desenho Industrial

Edição de produção: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo

Edição final: Maurício Dias, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-5925

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes