Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lagartear? O arco-íris é realmente um arco? Comer maçã dá mais fome?

A cada edição da revista Arco, a seção Curiosidades responderá àquelas questões que você sempre quis saber se eram mitos ou verdades e contará histórias singulares sobre a UFSM



DE ONDE VEM O TERMO ‘LAGARTEAR’? 

Expor-se ao sol e permanecer sem fazer nada por um bom tempo poderia ser uma boa descrição para o ato de “lagartear”. Mas a explicação que vem da ciência é um pouco mais complexa. Ela se deve ao fato de os lagartos serem animais ectotérmicos — eles não possuem um mecanismo interno que regula a temperatura de seus corpos. É através da exposição ao sol que os lagartos se aquecem e têm o metabolismo acelerado, o que permite que eles desenvolvam suas atividades cotidianas. Dessa maneira, é dando uma “lagarteada” que animais como lagartos, jacarés e cobras conseguem ir atrás de alimentos e em busca de parceiros para reprodução.

POR QUE O ARCO-ÍRIS É UM ARCO?

Na verdade, o arco-íris é um círculo! O nosso ponto de vista, a partir da superfície da Terra, impede-nos de ver o círculo completo e só é possível que vejamos um semicírculo, ou seja, um arco. Por outro lado, se estivermos afastados da superfície, como, por exemplo, quando viajamos de avião, será possível ver o círculo completo e não um “arco”-íris.

As seguintes condições têm de estar presentes ao mesmo tempo para vermos um arco-íris: haver gotas de chuva suspensas no ar e o sol estar nas costas (atrás) de quem vê essas gotas. A luz solar, que ilumina as gotas de chuva no ar, é refletida nelas e atinge nossos olhos na forma de um arco (ou círculo) que forma um ângulo constante de 42 graus entre o feixe de luz solar e os nossos olhos. Este ângulo de 42 graus se dá por causa da geometria circular da maioria das gotas de chuva, e é o fator que explica o porquê do formato de arco (ou círculo): outro ângulo qualquer, diferente de 42 graus em relação aos nossos olhos, não gera o fenômeno; então este está “preso” a um ângulo.

Duas pessoas nunca verão exatamente o mesmo arco-íris; este não é um arco sólido fixo, mas um fenômeno ótico que “depende” da posição de quem vê. Se a pessoa se mover de carro, verá o arco se mover junto.

É VERDADE QUE COMER MAÇÃ GERA SENSAÇÃO DE MAIS FOME?

Na verdade, a maçã possui ácidos (málico, tartárico, ascórbico) que estimulam a liberação do suco gástrico e fazem com que a digestão seja mais rápida. Consequentemente, com o estômago vazio, vem a sensação de fome.

Estes mesmo ácidos são responsáveis pela queda do pH da boca, fazendo com que os micro-organismos da placa bacteriana demorem mais para se multiplicar. Entre os benefícios da fruta, também podemos destacar que a maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que é importante para a flora intestinal e controle do colesterol; e possui ácido fosfórico, que é importante para o funcionamento cerebral e age sobre o trato vocal, favorecendo a voz e conferindo melhor ressonância para quem fala.

Já se o problema for a saciedade, é aconselhável ingerir a maçã com outra fruta ou mesmo com outras fontes de fibras, como a linhaça e a chia.

Colaboradores: professores Ernani de Lima Nascimento, Neila Richards e Sonia Zanin Cechin

Ilustração: Projetar

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-1456

Publicações Recentes