Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Óleo de cozinha, onde posso descartar?

Confira onde estão localizados os Pontos de Entrega Voluntária de óleo de fritura na UFSM

Você sabia que existem vários pontos de coleta de óleo de cozinha espalhados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? Essa coleta é realizada pela Comissão de Planejamento Ambiental (Complana) da UFSM em parceria com a empresa Recóleo. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são formados por uma bombona onde o óleo é derramado dentro, e qualquer pessoa pode trazer seu óleo usado dentro de uma garrafa e derramar no local. Além disso, em cada PEV há um cartaz com informações sobre a destinação do óleo até o processo de se tornar biodiesel. Os PEV’s que estão espalhados pela UFSM podem ser conferidos neste mapa.

A empresa Recóleo, de Santa Maria, é a responsável pela coleta e destinação desse óleo. Conforme o proprietário da empresa, Marcelo Sangoi, o recolhimento é feito, em média, a cada 20 dias, com o auxílio de uma picape. A Recóleo serve como um “intermediário” entre a UFSM e as empresas de biodiesel, já que não há uma empresa fixa para o destino final do óleo; então, a Recóleo faz uma análise de mercado, a cada mês, e decide para qual empresa enviar este óleo.

A professora do Departamento de Química Martha Tochetto, que foi coordenadora do Complana até agosto de 2017, explica esta relação entre a UFSM e a empresa: “Inicialmente, fizemos uma parceria com a Fundação M’Oã, que tinha um projeto chamado Saúde da Água e implantou o recolhimento de óleo de fritura usado em Itaara. A parceria da M’Oã era com a Recóleo. Com o término deste projeto, firmamos a parceria direto com a Recóleo. Essa empresa é a mesma que recolhe também do Restaurante Universitário e em diversos outros restaurantes da cidade”.

Reportagem: Felipe Backes

Arte: Giana Bonilla