Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Booktubers

O Youtube como uma nova forma de se relacionar com a literatura



O Youtube é um lugar onde se encontra vídeos de todos os tipos: engraçados, fofos, de animais, crianças, clipes, trailers… Além de ser uma plataforma que possibilita o acesso a diversos tipos de conteúdo, o Youtube também é o local de trabalho dos vloggers ou youtubers, nomes dado às pessoas que têm como profissão produzir conteúdo original e criativo para ser postado online. Existem vloggers/youtubers de todos os tipos, desde tutoriais de maquiagem e cabelo até gameplays (vídeos que mostram a experiência e a interface de um determinado jogo). Com certeza você vai encontrar alguém com especialidade na sua área de interesses. Os vídeos normalmente são curtos e concisos, mostram o necessário e deixam uma opinião bem clara.

Os youtubers que trabalham com o universo literário são chamados de Booktubers: um trocadilho de book (livro em inglês) com tubers (de youtubers). A grande maioria deles são jovens adultos que dedicam seu tempo para ler e falar sobre livros, além de comentar sobre o universo literário. O tipo de vídeo que eles fazem são resenhas – que contam o enredo, os personagens e dão sua opinião sobre a história e seu desenvolvimento – e o Book Hall – que mostra todos os livros que chegaram no mês ou em outro determinado período de tempo. Alguns booktubers também falam sobre cinema, séries, famosos e outros aspectos do mundo do entretenimento.

No Brasil, os Booktubes são as personalidades da internet do momento. A Melina Souza começou seu trabalho com o blog Serendipity e hoje, além de manter ele, faz vlogs sobre diversos assuntos (incluindo a literatura), tendo 120.516 inscritos no seu canal. O Eduardo Cilto é dono do canal Perdido Nos Livros que tem 203.942 inscritos. Lá ele fala sobre todo o universo do entretenimento, com foco nas resenhas e indicações de livros.

A Pamela Gonçalves, ou Pam, como é chamada na internet, é uma catarinense de 24 anos formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Começou seu trabalho como blogueira no Garota It. Em 2012, começou a fazer vídeos para youtube no canal de mesmo nome do blog. Atualmente, ela mudou de Garota It para Pam Gonçalves e tem 156.875 inscritos no seu canal. A Pam junto com os booktubers citados acima e outros são os astros do momento e participam de eventos literários e bienais. Ela conversou com a gente  sobre como é ser booktuber e como funciona este universo literário no Youtube.

Reportagem: Jocéli Lima
Vídeo: Pam Gonçalves

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-192

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes