Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fast Food Vegano

Lancheria espalha a cultura da alimentação sem produtos de origem animal



O BBurger é um dos primeiros fast foods veganos do país. Depois de quase fechar, quando o ex-proprietário, o fotógrafo Rodrigo Brabaglia, resolveu investir em outros projetos, a lancheria ganhou vida nova com a empresária Regina Majerkowski, que desde junho deste ano gerencia o local. O B Burger existe em Porto Alegre desde 2014, com um conceito que vai muito além de um cardápio sem produtos de origem animal. Além de contrariar a proposta tradicional dos fast foods – pejorativamente apelidados de “junk food” (“comida lixo”, em inglês) –, o estabelecimento oferece comida saudável em embalagens biodegradáveis, além de ser “pet friendly”, ou seja, os consumidores podem ir ao restaurante acompanhados de seus animais de estimação. 

O B Burguer oferece alimentos assados ao forno, e não fritos, como de costume. Desse modo, dispõe de um menu com 0% de colesterol. A prática vegana também contribui no combate ao efeito estufa, pois a produção de carne é responsável por cerca de 18% do volume de resíduos que contribuem com o aumento do aquecimento global. Esse número é maior que todo o setor de transporte, que tem 13,5% de contribuição no processo. Os lanches da B Burger são servidos em embalagens biodegradáveis, menos agressivas ao meio ambiente já que são facilmente decompostas por bactérias.

O empreendimento é familiar: “Na verdade nós somos uma família, somos todos sócios aqui. Todos veganos”, conta Regina. Ela, é multitarefa: faz desde o gerenciamento da lancheria, o controle da cozinha, o atendimento aos clientes e até a montagem dos hambúrgueres. “Eu fui sempre professora, eu dei aula durante 30 anos. Depois desse tempo, decidi que precisava mudar de ramo, eu estava um pouco cansada. De repente soube da notícia de que o B Burguer tinha fechado, entrei em contato com o Rodrigo [Bragaglia, ex-proprietário], vi que eu tinha fundos suficientes para fazer o investimento, e eu não hesitei”, conta Regina.

 

Uma das iniciativas mais bacanas promovidas pelo B Burger é a distribuição de hambúrgeres para pessoas em situação de rua. Todos os dias, no horário do almoço e da janta, a equipe da lancheria atende os moradores de rua da redondeza, no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. São cerca de 100 lanches distribuídos gratuitamente todos os dias. “Eu não sei se isso acontecia todos os dias, mas agora sim. Eu pensei: ‘Poxa vida! A gente dá tanto dinheiro para bancos, impostos e governo, por que não dou diretamente para essas pessoas?’. E resolvi dar”, explica Regina.

Regina é vegetariana desde os anos 1980, e vegana há seis anos. A experiência com o B Burger é descrita por ela como ótima: “Eu enxergo o movimento vegano com muita alegria, porque vejo ele crescendo cada vez mais. Algumas pessoas entram aqui e não são veganas nem vegetarianas, mas gostam dos lanches e dizem que vão voltar!”.

Reportagem:

Infográficos: Nicolle Sartor
Imagem de capa: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-351

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes