Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Magical Mystery e Orquestra

O rock e a música clássica se unem nesta quinta-feira no Centro de Convenções da UFSM



“Cara, vamos montar uma banda?” perguntou Diego De Grandi para Marcus Molina, seguindo a sugestão do músico Saulo Silva, amigo em comum dos dois. Assim, em 2011, os ensaios no terraço da casa de Diego acompanhados de voz e violão deram vida à banda cover dos Beatles Magical Mystery. Mas nem sempre eles tocaram Beatles. A banda inicialmente formada por Diego, Marcus, Felipe, Eduardo, Gustavo e Diego Pig começou seu repertório interpretando músicas da banda britânica Oasis, e, mais tarde, interpretaram a obra de David Bowie. Com a entrada de Renato Molina no grupo em 2014, eles começaram a homenagear os Beatles .

Já a Orquestra Sinfônica de Santa Maria é mais antiga, foi fundada no dia sete de abril de 1966. Como é um órgão suplementar da Universidade Federal de Santa Maria, atende às disciplinas de Orquestra Sinfônica (de I a IV) e DCG Orquestra Universitária (de I a IV) integradas com as disciplinas de Estudos de Orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, trompete, trompa, trombone e percussão) nos cursos de Graduação em Música. Tudo isso com um objetivo: formar músicos através da prática em uma orquestra.

A relação dos Beatles com a música erudita existia principalmente em função do produtor George Martin. “Ele era considerado o quinto beatle e tinha bastante conhecimento desse gênero, pois era produtor musical de música erudita”, destaca Renato Molina, vocalista da Magical Mystery. Já a aproximação da banda santa-mariense com a música erudita é recente. Ano passado, a banda tocou pela primeira vez com um quinteto de cordas no Theatro Treze de Maio. Nos 50 anos da Orquestra, comemorados em 2016, com a direção do professor Enio Guerra, a Magical Mystery tocou para um público de cerca de três mil pessoas, no largo do planetário da Universidade. Por causa dessa experiência, foram convidados a subir ao palco do Centro de Convenções ao lado da Orquestra Sinfônica no evento desta quinta-feira (13). “A Orquestra fez o convite para o Renato e ele transmitiu para a banda. A gente ficou meio de queixo caído. Dá um frio na barriga, mas é uma honra e um super desafio”, conta Diego de Grandi, guitarrista da Magical Mistery.

A procura do público foi tanta que a alternativa encontrada foi abrir uma nova sessão no mesmo dia. Gustavo Leitão, mais conhecido como Batavo, conta que foi “surpresa total, e surpresa ainda maior, por que a gente ficou sabendo que em uma hora já esgotou a segunda sessão”. Ele comenta esperançoso que o grupo espera poder retribuir todo esse carinho. Durante o show o maestro e professor João Batista Sartor vai reger o espetáculo, para que as músicas cheguem perfeitamente aos ouvidos dos espectadores. Alguns ajustes de andamento e de velocidade são necessários para equilibrar os instrumentos elétricos e eletrônicos da banda, além de que o som da orquestra vai ser ampliado.

Dia do Rock

O dia mundial do rock é comemorado na quinta-feira, 13, no Brasil. Mas você sabe por que esse dia é marcado como dia do Rock? A escolha foi feita em homenagem ao evento Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985 e foi organizado a fim de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia.

O gênero musical surgiu entre o final da década de 40 e início da década de 50 através da mistura de três outros: Blues, Country e Jazz. Os Beatles surgem na década seguinte causando um grande impacto no cenário da música mundial. A banda abriu novas possibilidades sonoras e ampliou os horizontes musicais das gerações posteriores. Culturalmente, eles foram também muito importantes, pois surgiram como um fôlego de renovação, anulando a ‘caretice’ da década de 50 e inaugurando um tempo de liberdade. Até hoje, quase 60 anos depois, o grupo continua sendo sucesso, conquistando fãs de todas as idades, além de ser uma das bandas que mais tem covers ao redor do mundo.

LISTA DE MÚSICAS QUE IRÃO TOCAR NO SHOW:

With a Little Help From My Friends

Getting Better

Got to get you into my Life

Magical Mystery Tour

Something

Frutillas/Strawberry Fields forever

Yesterday

I am the Walrus

Eleanor Rigby

10 My Love

11 A Day in the Life

12 Live and Let Die

13 All You Need is Love

14 Hey Jude

Repórter: Sabrina Cáceres e Júlia Goulart
Foto: Júlia Goulart
Infografia Juliana Krupahtz

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-478

Publicações Recentes