O Pró-Saúde é uma iniciativa que surgiu em 2018 de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde (NEMAEFS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O projeto oferece atividades gratuitas voltadas à prática de exercícios físicos para a população.
São oferecidas diversas modalidades, como pilates, alongamento, musculação e treinamento funcional. As atividades ocorrem no Centro Desportivo Municipal (CDM), no Ginásio Oreco, localizado no bairro Tancredo Neves, e no Clube 21 de Abril, no bairro Itararé.
O projeto também tem turmas especiais para auxiliar gestantes, crianças e pacientes reumáticos, com Parkinson e fibromialgia. A novidade de 2022 foi uma nova modalidade para reabilitação física de atletas do município. “O projeto é muito importante para o incentivo da prática de exercícios físicos, principalmente para as pessoas que não têm condições de pagar uma academia ou um esporte. Nosso objetivo também é promover a saúde, prevenir doenças e mostrar as vantagens de se praticar exercícios”, explica Luciane Sanchotene, coordenadora do Pró-Saúde.
Com uma equipe multidisciplinar, várias áreas fazem parte do programa. Participam alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia. Por isso, além do viés extensionista, o Pró-Saúde também une a pesquisa e o ensino, ao proporcionar experiência profissional aos estudantes.