Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recital à la francesa

Ganhador de concurso internacional de violão clássico, Raphaël Feuillâtre realiza recital em Santa Maria



O vencedor de 2017 do Concurso de Violão José Tomás, realizado anualmente na Espanha, vem a Santa Maria para oferecer, gratuitamente, um recital de violão clássico ao público da cidade. O violinista francês Raphaël Feuillâtre foi o ganhador deste que é um dos concursos mais reconhecidos de violão erudito da Europa.

 

Raphaël é considerado um dos melhores intérpretes do violão clássico do mundo e se apresenta na cidade como parte de uma turnê por países da América e Europa. Além do José Tomás, Raphaël também ganhou outro relevante concurso dentro de sua área: o Guitar Foundation of America, dos Estados Unidos.

 

Este é o segundo ano consecutivo que Santa Maria é incluída no circuito de apresentações internacionais do vencedor do José Tomás. Renato Serrano, professor do Núcleo de Violão da Universidade Federal de Santa Maria, é o responsável pela organização do evento. Segundo ele, a visita de Andrea Roberto , ocorrida no ano passado, teve grande sucesso e, a partir disso, eles conseguiram fortalecer as relações e projetar a visita na UFSM do vencedor deste concurso como um evento anual.

 

No ano passado, o concerto foi realizado no Espaço Multiuso do campus da UFSM. Em 2018, vai acontecer no centro da cidade: “O fato de o recital acontecer no Theatro Treze de Maio, mantendo a entrada franca, tem a intenção principal de aproximar ações culturais e artísticas de primeiro nível mundial a nossa sociedade em geral”, destaca o docente.

 

Além do recital, Raphael Feuillâtre também vai dar uma masterclass na UFSM. Renato Serrano explica: “os alcances pedagógicos nessas aulas são enormes, já que se tem a oportunidade de aprender as perspectivas pessoais dos artistas/professores e o seu jeito de trabalhar quesitos artísticos e técnicos com o instrumento”. Como os conteúdos estão relacionados com a interpretação musical, instrumentistas não-violinistas, compositores, pedagogos da música e outros músicos também podem aproveitar as aulas.

 

Como tudo começou

 

Raphaël conta que quis tocar violão desde os seis anos, quando pediu um violão para os seus pais, que acharam que seria apenas uma desejo infantil. No entanto, ele entrou aos nove anos no conservatório – estabelecimento dedicado ao ensino da música, canto e matérias relacionadas – da sua cidade, Cholet, na França. O violonista continuou lá durante seis anos, até se mudar para Nantes para fazer treinamento musical. Atualmente, ele reside em Paris, onde estuda no Conservatório de Música e Dança de Paris. Desde então, participou de algumas competições e realiza diversos concertos.

 

O músico francês diz que ama a atmosfera dos festivais e que costuma encontrar vários amigos durante eles. “Ganhar a competição [José Tomás] foi especial pelo prêmio, que inclui uma gravação com a JSM Guitar Records e diversos concertos no México, Argentina, Brasil, Espanha, Portugal…”, comenta ele. No tour, ele está tocando principalmente essas composições musicais que gravou para o JSM Guitar Records como parte do prêmio. “É importante para mim ter uma conexão real com as composições, e escolher músicas com uma quantidade considerável de complexidade, dado ao fato que eu estarei trabalhando com esse repertório por um período longo”, explica o artista.

 

Raphaël dividiu o prêmio com o italiano Davide Tomasi, e, por isso, está alternando alguns concertos com o outro ganhador. Até agora, ele já realizou um concerto na Espanha e, após fazer as apresentações do Brasil, irá para a Argentina e depois para a Espanha ou Portugal. Ele conta que é sua primeira vez no Brasil, então está conhecendo várias pessoas diferentes e desvendando a cultura brasileira. 

 

 

 

 

Repórteres: Andressa Motter e Martina Irigoyen

Fotografia: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-4112

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes