Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Revista Arco lança 12ª edição impressa

Dossiê da edição comemorativa dos 60 anos da UFSM aborda o passado, o presente e o futuro da Universidade



Nesta segunda-feira (11), a Revista Arco lança sua 12ª edição impressa na Calourada UFSM 2022, que acontecerá no hall do Restaurante Universitário I, no campus da em Santa Maria. A revista de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda como temática comemorativa os 60 anos da Universidade. A edição especial integra o passado, o presente e o futuro da UFSM. O objetivo é celebrar o aniversário da instituição por meio de histórias, pessoas, projetos e pesquisas que marcaram a trajetória da primeira universidade do interior do Brasil.

Descrição da imagem: imagem horizontal e colorida de capa da Revista Arco. No centro da imagem, em perfil, há um arco azul que atravessa a Avenida Roraima. Na parte esquerda, o arco é um desenho, com árvores e esboço de um prédio atrás. No centro, o arco tem textura de pintura. E na parte da direita, é uma fotografia. O arco é azul, está sobre um gramado. No fundo, árvores e um céu azul. Sobre o arco, na direita, em branco, o título: "60 anos da Ufsm; passado, presente, futuro". No canto superior direito, em branco, caixa alta e em letras grandes, "Arco Ufsm'. Acima, em tamanho menor, "Jornalismo científico e cultural. N° 12. Dez/2021". Na parte inferior, em branco, caixa alta e letras pequenas, os títulos: "Passado. Inovação e internacionalização marcam história da pesquisa"; "Presente. Geoparques gaúchos buscam reconhecimento pela UNESCO"; e "Futuro. Agenda 2030 da ONU é base do compromisso sustentável".
Capa da 12ª edição impressa da Revista Arco

Para Maurício Dias, editor da Arco, um dos maiores desafios foi a produção do dossiê. “Foi bastante trabalhoso, por fazer um movimento em três tempos e três temáticas associadas ao universo acadêmico. O nosso papel também era dar um norte e fazer uma costura”, afirma. 

O passado da pesquisa na UFSM é o tema da primeira parte do dossiê e é marcado pela inovação e internacionalização. A produção científica se destaca como um elemento formativo da própria Universidade. O passado também aparece na HQ que conta a história da antiga boate do DCE, que ficava localizada no subsolo da Casa do Estudante I, no centro de Santa Maria, e no Ensaio, com fotografias do professor Rafael Beltrame que mesclam o passado e o presente nas imagens.

Ilustração horizontal e colorida de duas pessoas em uma balada. Estão em primeiro plano, e brindam com dois copos com líquido laranja. São dois homens. O da esquerda tem pele negra clara, cabelos crespos e volumosos, barba curta e cheia. Tem sobrancelhas grossas, olhos escuros. Está de perfil esquerdo, usa brinco pequeno e preto, e veste camiseta laranja queimado. O da direita tem pele branca, rosto angular, cabelos loiro escuros, bagunçados e grandes. Sorri amplamente. Usa uma faixa vermelha na cabeça e veste camiseta vermelha. Ao fundo, várias pessoas com diferentes roupas e os braços levantados, tem copos nas mãos. Ao fundo, silhuetas de pessoas dançando e textura em cinza escuro.
Capa da HQ.

O presente traz o processo da busca dos Geoparques gaúchos pelo reconhecimento da Unesco. Os projetos desenvolvidos na Quarta Colônia e em Caçapava do Sul estão entre as apostas atuais da UFSM. Histórias como as da geóloga Ana Paura Correa e dos moradores e empreendedores Ivanice Campos e Wanderley Brothaus ajudam no reconhecimento da importância do território. 

O presente também é atravessado por desafios, como a pandemia da Covid-19. Iniciativas como o UFSM Detecta, do campus de Palmeira das Missões, e a pesquisa que entrelaça Direito Internacional e saúde pública, realizada pela egressa Deisy Ventura, são exemplos da importância da Universidade no momento presente. 


O dossiê da 12ª edição é finalizado com as perspectivas do futuro da Universidade. A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é base do compromisso sustentável. Iniciativas e projetos que envolvem energia limpa e acessível, e água potável e armazenamento das chuvas compõem parte da estratégia para que o futuro da UFSM seja mais sustentável com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, o docente do curso de Letras, Enéias Tavares, faz um exercício retrofuturista ao imaginar a Universidade no futuro.

Descrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida da Revista Arco em uma paisagem. No canto esquerdo da imagem, uma mão segura a revista arco impressa, que tem capa colorida em tons de azul e verde. Na capa, pedaço final do arco da UFSM, em azul Ao fundo, árvores em verde e céu azul. O título, em branco, caixa alta e em letras grandes, "Arco UFSM", e, em tamanho menor, "Jornalismo Científico e Cultural. N° 12. Dez/2021". Abaixo, em branco e caixa alta, o título "60 anos da UFSM: passado, presente, futuro". Ao fundo da foto, em desfoque, o Planetário da UFSM, em branco, com árvores ao fundo, morros em verde escuro e o céu nublado.

Coordenada pelos jornalistas Luciane Treulieb e Mauricio Dias, a produção da 12ª edição da Revista Arco contou com uma equipe de 18 pessoas, com destaque para a equipe de reportagem – composta por dez acadêmicos e acadêmicas de Jornalismo, e a equipe de design gráfico – integrada por quatro acadêmicos e acadêmicas de Desenho Industrial e uma acadêmica de Produção Editorial. Além disso, há colaboração do Conselho Editorial, de egressos da instituição e de docentes da UFSM. 

Devido à pandemia, o ritmo de produção da revista impressa foi mais lento do que nas edições anteriores: “Primeiro, porque decidimos focar nos conteúdos digitais para o site da revista, principalmente naqueles sobre a Covid-19, que notamos que respondiam a uma necessidade imediata dos leitores. Segundo, porque não sabíamos quando haveria um retorno às atividades presenciais para que a distribuição pudesse ser realizada de forma adequada”, explica Luciane. 

Maurício também destaca algumas dificuldades impostas pela realidade pandêmica: “O trabalho remoto funciona muito bem para o site, as redes sociais e a newsletter, mas para a revista impressa não é bem assim”, destaca. O editor afirma que o diálogo e o acompanhamento durante a produção da revista é fundamental: discussão de ideias, ajustes, cortes de texto e testes de diferentes tipos de diagramação funcionam melhor de forma presencial. A troca aconteceu, mas por meio de ferramentas online como o Trello, o WhatsApp e reuniões no Google Meet.

A distribuição da revista acontecerá na primeira semana de aulas junto à Calourada. Além disso, estará presente na Polifeira do Agricultor, na terça-feira (12), e nos centros de ensino da Universidade. Para saber mais informações, confira as redes sociais da Revista Arco, no Facebook e no Instagram. Além da nova edição, também serão entregues exemplares da 11ª edição. A edição online da revista pode ser lida aqui.

Expediente:

Reportagem: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e Editora de Produção da Revista Arco;

Ilustração de Capa e Fotografia: Noam Wurzel, acadêmico de Desenho Industrial e Editor de Arte da Revista Arco;

Mídia social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntária; Gustavo Salin Nuh, acadêmico de Jornalismo e voluntário; e Ana Carolina Cipriani, acadêmica de Produção Editorial e voluntária;

Relações Públicas: Carla Costa;

Edição Geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-9166

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes