Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Um convite de descanso aos olhos e ouvidos

Livro Avifauna no Campus destaca fotografias das aves que compõem a paisagem da UFSM

Você já notou que um simples passeio pelas ruas da cidade é repleto de elementos audiovisuais? Subordinados a prazos que nos obrigam a ter pressa (e até mesmo a perder a paciência), não percebemos a beleza natural ao nosso redor. Na Cidade Universitária da UFSM, por exemplo, circulam mais de 30 mil pessoas diariamente. O constante vai e vem de estudantes, professores, servidores, visitantes e pacientes do Hospital Universitário movimenta a Avenida Roraima e as ruelas entre um prédio e outro do campus.

Nos centros urbanos, assim como na Universidade, há cenários com árvores e gramados habitados por aves e insetos de diferentes espécies – uma possibilidade de respiro em meio às construções. Que tal dar um tempo e trocar a trilha sonora? Em vez de uma cacofonia de carros, motos, ônibus e caminhões dando partida, buzinando, freando e acelerando, experimente ouvir a sinfonia formada por pássaros que cantam para seduzir seus parceiros. O livro Avifauna no Campus pode ser um estímulo, ao mostrar os pássaros como protagonistas dos espaços verdes da Universidade.

O professor do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM Marco Antônio Verardi Fialho, amante da natureza, começou a fotografar as aves do campus em 2008. Seus registros concretizaram um livro que convida o leitor a apertar o pause. A obra, equilibrada entre arte e ciência, tem a colaboração de outros entusiastas, como a médica veterinária Maristela Lovato e a bióloga Marilise Mendonça Krügel, que auxiliaram na catalogação das 162 espécies apresentadas página a página. O zootecnista Everton Rodolfo Behr, membro do Clube de Observadores de Aves de Santa Maria, e a médica veterinária Larissa Quinto Pereira também foram fundamentais para garantir a qualidade do conteúdo.

Publicado pela Editora UFSM, o livro Avifauna no Campus aproxima o leitor da natureza – um lembrete de que momentos de lazer podem ser desfrutados ao ar livre. Busque cenários que mereçam a indicação ao prêmio de Melhor Fotografia e seja espectador de um musical protagonizado pelos animais!

Matéria editada, na versão online, em 3 de janeiro de 2017.

Repórter: Augusto Vasconcelos