Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Você sabia que a UFSM adquiriu em 1956 o segundo microscópio eletrônico do país?

O primeiro microscópio eletrônico da Universidade Federal de Santa Maria foi instalado e inaugurado em março de 1956, no Instituto de Pesquisas Bioquímicas das Faculdades de Medicina e de Farmácia de Santa Maria.

Adquirido através dos esforços do reitor fundador, José Mariano da Rocha Filho, o microscópio eletrônico, que foi o segundo exemplar do Brasil, proporcionou desenvolver estudos em microbiologia, pois contava com uma ampliação de 150 mil vezes (quase 50 vezes maior que a dos microscópios convencionais), possibilitando assim pesquisas sobre vírus e bactérias e sendo de grande importância para os estudos sobre saúde humana.

Por ser uma tecnologia avançada para a época, sua aquisição foi impulsionada por uma campanha para captação de fundos para a compra do equipamento, realizada pela Associação Santa-Mariense Pró Ensino Superior (ASPES), em 1955. A campanha tomou grandes proporções, recebendo colaborações até de pessoas de fora do país. Hoje, o microscópio está exposto no Museu Gama D’Eça, localizado no centro de Santa Maria.