Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Você sabia? UFSM foi pioneira no uso da televisão para o ensino de cirurgia

Universidade foi a primeira na América Latina

O uso do circuito de televisão fechado foi implementado pela primeira vez no ensino de cirurgia, na América do Sul, em 1958, na Faculdade de Medicina de Santa Maria. O então diretor e chefe do Departamento de Cirurgia, professor José Mariano da Rocha Filho, havia pedido que o sistema de televisão fosse encomendado utilizando recursos do Estado. Contudo, o pedido não foi efetivado pelo órgão responsável.

O professor então recorreu em carta pessoal ao presidente da República e seu amigo, Juscelino Kubitschek, para que ele interviesse na aquisição do equipamento. Os argumentos do professor eram de que, com a transmissão das cirurgias por televisão, o número de estudantes que poderiam observar as técnicas seria aumentado exponencialmente, além de oferecer riscos menores para o paciente, já que só precisaria estar presente na sala a equipe cirúrgica. O presidente, que era médico por formação, interveio, e a ideia inovadora de Mariano pôde ser realizada.