Na última sexta-feira, 9 de maio, o jornalista Marco Pereira, formado pela UFSM/FW, realizou uma palestra para compartilhar suas experiências com o jornalismo audiovisual. O encontro, que ocorreu na sala 18 do prédio central, iniciou às 13h30 e encerrou às 14h30.
Desde cedo, Marco teve bastante apreço por vídeos e fotografias, tendo contato com câmeras ainda na infância. Durante a graduação, trabalhou em instituições conhecidas como o jornal O Alto Uruguai e a cooperativa Sicredi Conexão. Nessa última, concretizou o sonho de obter a primeira câmera através de um empréstimo, pago com o salário do emprego e alguns serviços terceirizados.

Em 2023, Marco deixou a Sicredi por enxergar maior potencial no trabalho independente. “Se não está feliz num lugar, acredite em você mesmo”, encorajou o profissional. Empreendedor, ele construiu a empresa MDez 360, focada na cobertura audiovisual de clubes e jogos esportivos.
A empresa proporcionou viagens internacionais para países como Colômbia, Grécia e até Ucrânia, que atualmente está em guerra com a Rússia. Nos momentos de risco, uma sirene obrigava Marco a se refugiar no vestiário do estádio junto dos jogadores.
Texto: Jônathas Grunheidt Vilela Ordine, bolsista da Agência Íntegra.