Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Inscrições abertas para o Researcher Links em 17 estados brasileiros

O Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops coordenados por dois pesquisadores sêniores, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Brasil.

Os proponentes devem ser pesquisadores sêniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento.

Será oferecido apoio financeiro de, no máximo, 43 mil Libras Esterlinas para a realização de encontros entre acadêmicos do Reino Unido e do Brasil. Os workshops deverão ser em inglês, ter a duração mínima de 3 dias e máxima de 5 dias.

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Os temas elegíveis são:
  • Agricultura, especialmente voltada à pequena propriedade
  • Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
  • Energia renovável e energia limpa;
  • Educação;
  • Crescimento econômico inclusivo;
  • Saúde (doenças negligenciadas);
  • Água e saneamento;
  • Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
  • Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);
  • Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);
  • Desastres humanitários e emergências;
  • Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação (peace building), sociedade civil);
  • Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).

A chamada estará aberta para pesquisadores filiados às FAPs  dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Os workshops selecionados deverão ser realizados até 1º de março de 2016. Os coordenadores poderão identificar até quatro outros pesquisadores líderes para participar como mentores dos eventos, mas os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos países (entre 15 a 20 de cada país).

Researchers Links é uma iniciativa  do British Council, Confap e Fapesp, cofinanciada pelo Newton Fund, que fomenta pesquisa e inovação em países emergentes.

Mais informações:

O edital para inscrições  e vídeo explicativo estão disponíveis em  http://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-links-confap-fapesp-2015-2016

A chamada permanecerá aberta até 13 de julho de 2015. Consulte também o site da FAP de seu Estado para mais informações. Duvídas sobre o programa podem ser esclarecidas pelo email centro.info@britishcouncil.org.br

A International Unit, instituição parceira, ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para  newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call”.