Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Intercambio de Docentes na América Latina

Nossa instituição, em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), tem recebido e enviado docentes de/para diversos países da América Latina, que fazem parte da Associação, proporcionando diversas experiências e trocas culturais. As atividades de especialização das quais esses professores participam nas instituições de destino ou de origem se configuram de diferentes formas, tais como assistir palestras, participar de cursos, ministrar aulas, entre outras.

Visando uma troca cultural entre os países da América Latina que fazem parte do Programa ESCALA Docente AUGM, professores participam dessa experiência nas instituições conveniadas que possuem liberdade para montar seu próprio cronograma de atividades.

Os docentes que optam pela UFSM como instituição de destino são recepcionados na universidade e permanecem aqui por um período máximo de 7 dias. Alguns docentes que realizaram mobilidade internacional na UFSM são: Pablo Carlos Satraccia (UNMdP), Valeria Gisela Perez (UNL), Cyntia Maria Torres Stockl (UNC), Hugo Roberto Wingeyer (UNNE), Humberto Carlos Darluzo (UNNE) e Matias Décima (UNL). Aguardamos, até o final de 2016, a vinda dos professores Beatriz Ester Busmia (UNC), Marco Maoiori (UNLP), Diego Zenobi (UBA), Valeria Lepra Terzaghi (UdelaR), Daniel Campi (UNT) e Valentina Ayrolo (UNMdP).

Já os docentes da UFSM que realizaram mobilidade internacional nas universidades participantes da AUGM são: André Luis Ramos Soares (UNLP), Carlos Henrique Armani (UNCUYO), Maria Medianeira Padoin (UNMdP), Malva Andrea Manusco (UNL), Ada Cristina Machado Silveira (UNE), Tanea Maria Bisognin Garlet (UNNE), Maurício Veloso Brun (UNL) e Luis Augusto Ebling Farinatti (UBA).

Para realizar mobilidade basta que os docentes se inscrevam nas oportunidades abertas por meio de Editais publicados no site da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), em “Editais Abertos”, no início de cada semestre.