A Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC) informa que estão abertas as candidaturas para o Programa “Young Professionals” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), citando a seguintes considerações:
Esse programa tem como objetivo proporcionar a jovens e talentosos profissionais a oportunidade de iniciar uma carreira em uma organização internacional, conforme a página da UNESCO: https://en.unesco.org/
A UNESCO solicitou às Comissões Nacionais que efetuem a divulgação, a seleção e o envio à Organização de até 15 candidaturas de nacionais de cada Estado Membro.
A Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC), do Ministério das Relações Exteriores, que provisoriamente exerce as funções de Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, fará a seleção nacional, conforme as orientações divulgadas na página da DAMC no facebook: https://www.facebook
A documentação física deverá ser recebida na DAMC, impreterivelmente até o dia 10/06/2018. Candidaturas recebidas após essa data serão desclassificadas.
Requisitos básicos – o candidato deverá verificar se tem o perfil correto, conforme os itens a seguir, e segundo pré-estabelecido pela UNESCO, no site da Organização em: https://en.unesco.org/ca
Nacionalidade – provenientes de países não representados ou subrepresentados na UNESCO, como o Brasil.
Idade – ter no máximo 32 anos – i.e ,ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1986.
Educação – ter alta graduação universitária, preferencialmente com especialização, mestrado ou doutorado em uma das seguintes áreas: Educação, Políticas Públicas, Ciências Naturais e Ciências Básicas, Patrimônio Cultural, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação e Informação, Relações Internacionais e Ciências Políticas, Economia, Cooperação e Desenvolvimento Internacional, Direito Público e Internacional, Administração, Finanças, Contabilidade, Ciências da Computação, Conhecimento Gerencial e Tecnologia da Informação.
Línguas – ter proficiência em inglês e/ou francês. Conhecimento em ambas as línguas de trabalho da UNESCO será valorizado. Conhecimento de Espanhol, Russo, Árabe ou Chinês (Mandarim) serão valorizados.
Experiência prévia – experiência profissional inicial não é compulsória, mas será valorizada.
Valores – integridade, profissionalismo, respeito pela diversidade e um forte compromisso com a missão da UNESCO.
Os candidatos interessados em obter informações detalhadas sobre o processo de pré-seleção, a nível nacional, do Young Professionals da UNESCO, deverão acessar a página da DAMC informada acima, e enviar mensagem para damc@itamaraty.gov.br.