Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM disponibililza auxílio alimentação emergencial para alunos estrangeiros

Diante da atual crise de saúde provocada pelo Covid-19, e em razão do Decreto Executivo n. 59, de 21 de março de 2020, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, que orienta, entre outros, sobre o funcionamento dos restaurantes na cidade, a administração do Restaurante Universitário (RU) suspendeu as atividades por prazo indeterminado a partir do dia 24/03. Assim, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Santa Maria lançou no dia 25 de março a Instrução Normativa n. 01/2020, onde regula a criação do auxílio alimentação emergencial para os moradores da Casa do Estudante, benefício que será estendido ao alunos intercambistas da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) presentes na UFSM.

As mobilidades realizadas através da AUGM oferecem aos alunos intercambistas auxílio com moradia e alimentação, assim como ocorrem com os alunos da UFSM que estão no exterior para estudar nas universidades parceiras. A medida irá beneficiar 11 alunos estrangeiros de universidades da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai que estão na UFSM desde o início de março para a realização de intercâmbio nesse semestre, e que foram recepcionados pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI) no dia 02/03/2020. Além destes da AUGM, dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Química vindos de Guiné Bissau, país em situação de vulnerabilidade social localizado na Africa, também receberão este benefício.

O auxílio terá o valor de R$ 250 mensais e será concedido no período de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da universidade. A manutenção do auxílio emergencial dependerá da disponibilidade financeira orçamentária, a partir dos recursos que não serão dispendidos com os Restaurantes Universitários, durante o período.