Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Arco No Fone discute mobilidade acadêmica internacional na pandemia

O quarto episódio do Arco No Fone, o podcast da revista Arco, discute a internacionalização acadêmica durante a pandemia. Desde março do ano passado, o isolamento social em face do enfrentamento do novo coronavírus parou o mundo que conhecíamos. Uma das áreas que mais sofre esses impactos da mudança é a educação. Além das aulas, adaptadas ao regime remoto da UFSM, o Rede, as mobilidades acadêmicas internacionais tiveram que se readequar aos protocolos para não parar.

O episódio amplia a discussão iniciada com a reportagem sobre doutorado sanduíche e cotutela. No podcast, a equipe da revista questiona o funcionamento da mobilidade acadêmica em plena pandemia e os desafios na internacionalização. Os convidados do episódios são Leonardo Amaral Nunes, assistente administrativo da Secretaria de Apoio Internacional, e Marcelo Cassanta Antunes, assistente administrativo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

O Arco No Fone também traz relatos da técnica Carolina Schneider Bender, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, e da professora Aline Dalmolin, do Departamento de Ciências da Comunicação. Carolina faz doutorado em Administração pela Universidade Pompeu Fabra, na Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia no primeiro semestre de 2020. Já Aline ingressou no pós-doutorado na Universidade Nacional de Rosário, Argentina, no início do ano passado e precisou retornar ao Brasil.

Os responsáveis pelo roteiro, pelas entrevistas e pela apresentação são os estudantes Bernardo Salcedo e Paula Appolinario, do curso de Jornalismo. A sonoplastia e montagem é de Rodrigo Santiago, do Núcleo de Rádio da UFSM. A marca do podcast é de Marcele Reis, acadêmica de Publicidade e Propaganda. As peças de divulgação são da Amanda Pinho, aluna do curso de Produção Editorial. Os posts nas redes sociais são da Nathália Pitol, estudante de Relações Públicas. A supervisão é do jornalista Maurício Dias.

Você pode ouvir esse episódio e os demais clicando aqui.

Matéria publicada originalmente em https://www.ufsm.br/midias/arco/podcast-mobilidade/