Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Vídeo: Entrevista com a Profa. Dra. Jianzhen (Ana) Qiao da Universidade Normal de Hebei (China)

O Prof. Dr. Érico Flores entrevista a Profa. Dra. Jianzhen (Ana) Qiao para falar da relação entre Brasil e China

A Secretaria de Apoio Internacional encerrou no mês de junho uma série de cursos oferecidos em parceria com a Universidade Normal de Hebei, na China. Os cursos de Introdução à Cultura Chinesa, Introdução à Língua Chinesa e Introdução à Medicina Tradicional Chinesa foram ofertados de maneira virtual, gratuita e as vagas foram dividas entre os membros da comunidade acadêmica da UFSM e de instituições de ensino parceiras no Rio Grande do Sul, totalizando 215 alunos matriculados entre 05 turmas. A realização destes cursos foi possível graças a uma longeva relação entre as duas instituições que estiveram envolvidas na organização: a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Normal de Hebei.

À frente desta iniciativa estão duas figuras muito importantes, que foram os principais articuladores e que tornaram possível esse feito histórico para a UFSM. Representando a nossa instituição, está o Prof. Dr. Érico Marlon de Moraes Flores, Assessor do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional, e do lado da instituição chinesa, está a Profa. Dra. Jianzhen (Ana) Qiao, Diretora Chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense (CC-UFF), professora na Universidade Normal de Hebei e que tem uma vasta experiência no ensino de língua e cultura chinesa no Brasil desde 2012.

Para celebrar o acontecimento, o Prof. Érico Flores realizou uma entrevista com a Profa. Ana Qiao, onde eles conversaram sobre diversos temas como as diferenças culturais entre o Brasil e a China, histórias marcantes da trajetória da entrevistada vivendo no Brasil, importância dos acordos bilaterais para os dois países, sobre a realização dos cursos que foram ofertados à comunidade da UFSM e instituições parceiras e também sobre as perspectivas de futuro da aproximação entre Brasil e China. Você confere esta entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Você pode assistir a entrevista também na programação do canal 15 da NET, com primeira exibição na terça-feira (13) às 21h.