Na última quarta-feira (16), a Secretaria de Apoio Internacional promoveu duas palestras com renomados professores e pesquisadores belgas, ligados à Vrije Universiteit Brussel (VUB), sediada na Bélgica. Como palestrantes estavam presentes o Prof. Dr. Arvi Sepp e o Prof. Dr. Philippe Humblé, contando com a mediação da Dra. Daniela do Canto, tradutora na SAI. O evento foi realizado no nono andar da Reitoria (prédio 47), na sala de reunião dos Conselhos Superiores da UFSM, com transmissão simultânea no canal do Youtube da universidade.
A primeira palestra, realizada às 10h da manhã, teve como tema “Caminhos da internacionalização”, discutindo os cenários e perspectivas da internacionalização do ensino superior, com a troca de conhecimentos interdisciplinares e internacionais. Além da presença dos dois convidados e da mediadora, também participou o Prof. Júlio César Rodriguez, Assessor no Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional. Confira a palestra a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=jCDuGoALSpo
Às 14h, a segunda palestra teve como tema “Anne Frank e seus/suas tradutores/as”, abordando as nuances relativas à representação e às traduções do diário da jovem judia morta durante a Segunda Guerra Mundial. Um diferencial do evento foi o seu caráter bilíngue, sendo ministrado tanto em português quanto em inglês, com tradução simultânea para o público. Além disso, em ambos, também houve um momento para perguntas, que expandiram ainda mais a amplitude das discussões. Confira a palestra a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=CVHXW1IhArs
Além dos eventos, os dois visitantes também cumpriram agenda com diversos compromissos na universidade, em Santa Maria e na região. Após a primeira palestra, os dois visitantes foram recebidos pelo reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, conversando sobre planos futuros de fomento de intercâmbios entre a UFSM e a VUB. Após a segunda palestra, os convidados foram recebidos na Secretaria de Apoio Internacional, onde foram recepcionados pela equipe e pelos Profs. Paulo Bayard e Júlio César Rodriguez, oportunidade em que foi conversado sobre o incremento das parcerias entre as instituições brasileiras e belgas, com destaque para os processos de co-tutela. Já no dia 17/03, os visitantes estiveram em Silveira Martins, onde foram recepcionados pela Profa. Amanda Eloína Scherer, onde visitaram o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM e conhecendo um pouco mais sobre a Quarta Colônia. Em sua passagem, também conheceram a Vila Belga, bairro histórico de Santa Maria, construído no início do século XX para abrigar construtores belgas que vieram à cidade para a construção da linha férrea.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI