Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI realiza palestras híbridas com convidados belgas

Evento bilíngue contou com participação de público presencial e online.

Na última quarta-feira (16), a Secretaria de Apoio Internacional promoveu duas palestras com renomados professores e pesquisadores belgas, ligados à Vrije Universiteit Brussel (VUB), sediada na Bélgica. Como palestrantes estavam presentes o Prof. Dr. Arvi Sepp e o Prof. Dr. Philippe Humblé, contando com a mediação da Dra. Daniela do Canto, tradutora na SAI. O evento foi realizado no nono andar da Reitoria (prédio 47), na sala de reunião dos Conselhos Superiores da UFSM, com transmissão simultânea no canal do Youtube da universidade.

Na primeira imagem, a execução da primeira palestra “Caminhos da Internacionalização”, realizada de forma híbrida. Na segunda imagem, da esquerda para direita posam: o Prof. Dr. Philippe Humblé, a Dra. Daniela do Canto, o Prof. Dr. Arvi Sepp e o Prof. Júlio César Rodriguez.

A primeira palestra, realizada às 10h da manhã, teve como tema “Caminhos da internacionalização”, discutindo os cenários e perspectivas da internacionalização do ensino superior, com a troca de conhecimentos interdisciplinares e internacionais. Além da presença dos dois convidados e da mediadora, também participou o Prof. Júlio César Rodriguez, Assessor no Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional. Confira a palestra a seguir:

Às 14h, a segunda palestra teve como tema “Anne Frank e seus/suas tradutores/as”, abordando as nuances relativas à representação e às traduções do diário da jovem judia morta durante a Segunda Guerra Mundial. Um diferencial do evento foi o seu caráter bilíngue, sendo ministrado tanto em português quanto em inglês, com tradução simultânea para o público. Além disso, em ambos, também houve um momento para perguntas, que expandiram ainda mais a amplitude das discussões. Confira a palestra a seguir:

Além dos eventos, os dois visitantes também cumpriram agenda com diversos compromissos na universidade, em Santa Maria e na região. Após a primeira palestra, os dois visitantes foram recebidos pelo reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, conversando sobre planos futuros de fomento de intercâmbios entre a UFSM e a VUB. Após a segunda palestra, os convidados foram recebidos na Secretaria de Apoio Internacional, onde foram recepcionados pela equipe e pelos Profs. Paulo Bayard e Júlio César Rodriguez, oportunidade em que foi conversado sobre o incremento das parcerias entre as instituições brasileiras e belgas, com destaque para os processos de co-tutela. Já no dia 17/03, os visitantes estiveram em Silveira Martins, onde foram recepcionados pela Profa. Amanda Eloína Scherer, onde visitaram o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM e conhecendo um pouco mais sobre a Quarta Colônia. Em sua passagem, também conheceram a Vila Belga, bairro histórico de Santa Maria, construído no início do século XX para abrigar construtores belgas que vieram à cidade para a construção da linha férrea.

Na primeira imagem, da esquerda para direita: a Dra. Daniela do Canto, o Prof. Dr. Arvi Sepp, o Prof. Dr. Philippe Humblé e o reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch. Na segunda imagem, os professores belgas em visita à Profa. Amanda Eloína Scherer.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI