Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI realiza encerramento de cursos de chinês da Universidade Normal de Hebei

O evento aconteceu de forma virtual e reuniu representantes de diversas instituições de ensino.

Cerimônia reuniu mais de trinta pessoas de diversas instituições.

Na noite da última segunda-feira, dia 20 de junho, o prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Relações Internacionais da UFSM) realizou de forma remota a Cerimônia de Encerramento dos cursos gratuitos oferecidos pela Universidade Normal de Hebei (HNU) para a UFSM e instituições parceiras do Rio Grande do Sul. A cerimônia marcou o final das aulas dos cursos de chinês 1, 2 e 3 desenvolvidas ao longo dos últimos três meses, contando com a participação de mais de trinta pessoas, entre elas professores, a equipe da SAI e alunos.

É a terceira vez que os cursos são oferecidos nessa modalidade, sendo resultado de uma longa parceria firmada entre a HNU e a UFSM, coordenada pelo Prof. Paulo Bayard e pela Profa. Ana Qiao Jianzhen. Nesta edição, foram ofertadas mais de 130 vagas, compartilhadas com diversas instituições parceiras gaúchas, entre elas: Universidade Estadual do Rio Grandes do Sul (UERGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Profa. Ana Qiao Jianzhen, Diretora Chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Universidade Normal de Hebei, durante sua fala, destacou sua admiração pela UFSM o pioneirismo de nossa universidade em compartilhar a oferta de vagas com mais universidades gaúchas, promovendo cooperação entre as instituições e uma maior abrangência dos cursos e do aprendizado da língua e da cultura chinesa entre os estudantes brasileiros.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI