Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Estão abertas as inscrições para os programas Amigo Internacional e Hospede um Estudante Estrangeiro

Iniciativas visam incluir comunidade no processo de acolhimento de estudantes internacionais.

A SAI divulgou nesta semana a abertura dos programas Amigo Internacional e Hospede um Estudante Estrangeiro, com previsão de realização no segundo semestre de 2022. Podem se inscrever estudantes da UFSM e membros da comunidade interna e externa interessados em auxiliar a chegada e o processo de adaptação de estudantes intercambistas que virão à UFSM a partir do final de agosto. A iniciativa faz parte da campanha que o Núcleo de Acolhimento da SAI promove todo início de semestre, visando garantir que os(as) estudantes tenham uma chegada confortável e uma adaptação segura à cidade e à UFSM.

O programa Amigo Internacional é uma oportunidade de vivenciar junto do(a) intercambista a experiência internacional na UFSM, acolhendo-o(a) e o(a) acompanhando em sua rotina diária desde sua chegada, tirando dúvidas e o auxiliando em todas as tarefas que ele(a) sentir necessárias. Para ser um amigo internacional, basta ter algum tipo de vínculo com a UFSM (discente, docente ou técnico-administrativo) e estar disponível para ajudar o(a) intercambista em durante o seu período de adaptação à Santa Maria e à UFSM. O período de intercâmbio dura, geralmente, um semestre, então é importante que o voluntário esteja disponível todo este período. Acesse a página do programa para saber todos os detalhes.

Já o programa Hospede um Estudante Estrangeiro é uma iniciativa que convida a comunidade interna e externa da UFSM a disponibilizar um espaço em sua casa para o(a) aluno(a) intercambista. Esta é uma oportunidade de aproximar culturas, contribuindo diretamente no processo de internacionalização da universidade. Todos os custos são pagos pelo(a) próprio(a) estudante internacional, ficando também a seu critério a contratação da moradia. Nem a SAI ou a UFSM participam desse processo, apenas ofertam as moradias cadastradas no banco de dados e fazem a ponte entre voluntário e intercambista.

A principal vantagem de participar dos programas é a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional sem sair do país, acolhendo um(a) estudante internacional que compartilhará um pouco da sua cultura, costumes e língua com o(a) voluntário(a). Para participar, acesse a página de auxílio a estudantes estrangeiros, escolha qual ou quais dos programas quer participar, leia atentamente os detalhes de cada um e preencha o formulário de inscrição.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI