Entre os dias 05 e 09 de setembro, a SAI promove a Semana do Acolhimento aos estudantes internacionais presencialmente pela primeira vez desde o primeiro semestre de 2020. A ação é uma parceria com o curso de Turismo, com o Laboratório Entrelínguas e o Idiomas sem Fronteiras – Português como Língua Adicional, todos da UFSM, e visa apoiar a chegada dos intercambistas à instituição e ao país, tornando mais confortável a sua adaptação e estadia.
Neste semestre, oito discentes participaram da Semana, que incluiu tour guiada pelo campus e pela cidade de Santa Maria, aulas intensivas de língua portuguesa para estrangeiros, espaços de interação entre os próprios intercambistas e acompanhamento nos processos burocráticos de emissão de documentos necessários para a estadia plena no Brasil. Nesta edição, participarão estudantes que ingressarão no segundo semestre de 2022 (a começar no próximo dia 12 de setembro) e também outros estudantes que ingressaram há mais tempo, mas que não tiveram a oportunidade de vivenciar estas atividades de acolhimento presencialmente. Unindo este dois grupos com experiências e trajetórias diversas, a SAI espera criar “um ambiente interativo entre os próprios intercambistas, que podem auxiliar-se entre si no percurso de adaptação à cultura brasileira e gaúcha”, como destaca Ariane Rossi, responsável pelo Núcleo de Acolhimento.
Com esta semana de atividades, a SAI também espera tornar a recepção e estadia dos intercambistas mais tranquila, mostrando uma preocupação institucional com o bem-estar de todos os estudantes que enxergam na UFSM um espaço inspirador de estudos, independente de sua origem. Para Gracielli Mainardi, também responsável pelo Núcleo de Acolhimento, a ação é “uma forma de expor a UFSM como uma instituição preocupada com a internacionalização em todas as suas instâncias, buscando suprir necessidades específicas, como estas de chegada e acolhimento”.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Imagem: Isadora Barduil.
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI