Com a aproximação do início do segundo semestre letivo da UFSM, a instituição tem se dedicado a receber professores internacionais que lecionarão nos próximos semestres. A iniciativa é resultado do edital publicado em dezembro de 2021 pela PROGEP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), que selecionou nove docentes de diversos países, que estarão compartilhando seus conhecimentos nos referidos programas de pós-graduação em que foram selecionados. São esperados docentes para o Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Artes e Letras, Centro de Educação, Centro de Ciências da Saúde e Centro de Tecnologia.
Neste semestre, a SAI participa do acolhimento dos docentes, auxiliando nos trâmites burocráticos de chegada ao país e à UFSM. No início do mês, o professor Alejandro Ayala Mercado, originário do México, chegou na UFSM para integrar o Programa de Pós-Graduação em Física, na área de Física de Partículas Elementares. Na imagem, a recepção do professor Celestino Vaz Tomás Jone Joanguete, originário de Moçambique, que chegou na UFSM na última segunda-feira (05) para integrar o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM), na área de Comunicação Midiática. Celestino foi recebido pelo Núcleo de Ingresso (NING) da PROGEP e pela equipe da SAI, recebendo um kit com materiais informativos sobre a cidade e a UFSM, além de uma edição da Revista Arco Internacional. Amy Lee, tradutora no Núcleo de Idiomas e Traduções da SAI, declara: “Foi um prazer receber o prof. Celestino! Tenho certeza que ele contribuirá com excelência para a internacionalização e diversificação do corpo docente da UFSM”.
Por fim, no dia 16 de setembro (sexta-feira), o Prof. Peter Vale, natural da África do Sul, chegou à UFSM para o seu período como professor visitante (imagem). O Prof. Vale integrará o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), na área de Política Internacional. Ele foi recebido pela equipe da SAI, que o auxiliou nas burocracias referentes à vinda ao Brasil. Além desses três docentes, ainda são esperados mais seis, que contribuirão para o desenvolvimento da internacionalização na UFSM.
Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI