Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Oportunidades para estudantes interessados em expandir conhecimentos na cultura chinesa e fazer intercâmbios na Europa

Curso de cultura chinesa e live sobre intercâmbio na Europa são oportunidades gratuitas para alunos e professores da UFSM.

A SAI anuncia duas oportunidades de expansão de conhecimentos internacionais para a comunidade da UFSM: a primeira, intitulada Chinese Bridge, é uma iniciativa que visa oportunizar o experimento da cultura chinesa, oferecida pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Sichuan, na China; já a segunda, intitulada Study In Europe Digital Show, é um evento online que dará informações sobre intercâmbios na Europa. Ambas oportunidades são gratuitas e voltadas para a comunidade acadêmica da UFSM, incluindo alunos e professores de todos os campi.

O Chinese Bridge é uma oportunidade patrocinada pelo Centro de Educação e Cooperação Linguística do Ministério da Educação da China, voltada para alunos e professores do mundo inteiro interessados em experimentar e conhecer mais sobre a cultura chinesa. O objetivo do curso é expandir os conhecimentos sobre a cultura local, mas não se restringe à isso, também sendo desejado o aprendizado mútuo entre as nações participantes. A comunidade da UFSM dispõe de 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. As vagas devem ser preenchidas por candidatos que possam se comunicar em língua inglesa e que disponham de uma conexão com a internet para assistir às aulas remotas. O curso terá início em 07 de novembro e se encerrará em 21 de dezembro, sendo composto de 20 encontros, que variam entre aulas gravadas e transmissões ao vivo. As aulas serão ministradas nas segundas e sextas-feiras, das 9h30 às 10h15 e nas terças-feiras das 21h30 às 22h15. Para se inscrever, o candidato deve preencher até o dia 31 de outubro o formulário disponível neste link.

O Study In Europe Digital Show é uma série de apresentações online organizada por diversas agências e consulados de países europeus, que buscam promover informações sobre os estudos superiores em seus respectivos países. A transmissão ocorrerá a partir das 17h do dia 27 de outubro (quinta-feira), no Youtube da Swissnex no Brasil. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível neste link. No formulário está disponível o cronograma e ordem de apresentação de cada país, que inclui: Suíça, França, Alemanha, Espanha e Irlanda. Além da apresentação, também haverá um momento para o público fazer perguntas e uma roda de conversa inicial sobre como fazer intercâmbios para todo o continente, sem a delimitação de um país específico.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI