Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

UFSM enviou 57 estudantes de graduação para o exterior em 2022

Foram ao todo nove países recebendo estudantes intercambistas da UFSM.

Créditos das fotografias: Helena Bohn, Maite Mendes, Julia Dias, Pedro Nunes, Beatriz Campanha e Bruna Freitas. Edição: Pedro Souza.

Através de suas oportunidades de intercâmbio e estágios internacionais, a SAI proporcionou a ida de quase 60 alunos de graduação da UFSM para o exterior nos dois semestres letivos de 2022. Os dados sobre as mobilidades já podem ser conferidos na página de internacionalização da plataforma UFSM em números, neste link. Ao todo, foram três tipos de mobilidades: por convênios bilaterais, pelo programa AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu) e para realização de estágios. As mobilidades por convênios bilaterais somam 30 alunos, já as realizadas através da AUGM somam 7 e a realização de estágios totalizam 20 estudantes.

No geral, foram nove países recebendo estudantes da UFSM, sendo eles: Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Uruguai. Com isso, os que mais receberam foram a França, com 16 mobilidades e os Estados Unidos, com 11 mobilidades concretizadas. Dentro da América Latina, foram 6 mobilidades apenas para a Argentina. A instituição mais procurada foi a Ecole Physique, Electronic et Matériaux (Phelma), localizada em Grenoble, no sul da França. A Phelma é referência em estudos de engenharia e participou do edital BRAFITEC, lançado em março de 2022 pela SAI.

Os cursos que mais enviaram estudantes para o exterior foram as engenharias, somando ao todo 27 mobilidades divididas em: aeroespacial (10 mobilidades), elétrica (7), telecomunicações (4), acústica e florestal (duas mobilidades cada) e civil e mecânica (uma mobilidade cada). Outros cursos que também se destacaram foram a Medicina Veterinária (oito mobilidades), a Agronomia (sete), a Fisioterapia (cinco) e as Relações Internacionais (três).

Como participar de intercâmbios pela SAI?

Todo início de semestre, a SAI divulga os editais para intercâmbio para diversos níveis (graduação, pós-graduação, gestores e docentes).  No caso dos convênios bilaterais, o estudante interessado pode verificar com antecedência as possibilidades de países e instituições conveniados, nesta página; ressalta-se que os custos do intercâmbio são mantidos majoritariamente pelo estudante. Já pelo programa AUGM, cada edital apresenta uma oferta diferente de instituições, assim, para ter um panorama geral das universidades membro, acesse este link. Um diferencial da AUGM é que ela proporciona intercâmbios apenas dentro da América Latina, garantindo ajuda de custo para auxílio ao estudante. Por fim, para realização de estágios, as mobilidades não dependem de edital e podem ser feitas a qualquer momento do semestre. Para ficar por dentro de todas as oportunidades ligadas à internacionalização, é recomendado seguir as redes sociais da SAI: @sai.ufsm.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI, com informações do UFSM em Números

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI