Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI realiza Semana do Acolhimento para alunos estrangeiros do primeiro semestre de 2023

O evento contou com assistência para emissão de documentos, aulas de português e tours guiados.

Entre 14 e 17 de março, a SAI promoveu mais uma edição da semana do acolhimento aos estudantes internacionais. A ação é uma parceria entre o Núcleo de Acolhimento, o curso de Gestão de Turismo da UFSM e o Laboratório Entrelínguas, visando apoiar a chegada dos intercambistas ao Brasil e à UFSM, tornando a sua adaptação e estadia mais confortáveis. A Semana do Acolhimento é uma ação realizada todo início de semestre pela SAI e inclui passeios, cursos de português e atividades de integração e socialização.

Novos intertcambistas da UFSM participam de visita guiada pelo Jardim Botânico da UFSM. Foto: Chaiane dos Santos Vieira.

Neste semestre a UFSM recebe 28 alunos internacionais, através dos acordos bilaterais, da AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu) e do programa multilateral GCUB-Mob. Os primeiros realizarão o intercâmbio ao longo de um semestre, em modalidade de graduação. Já os segundos, participam de programas de pós-graduação integrais, em cursos de mestrado ou doutorado. A Universidade conta com representantes de diversas culturas nesse primeiro semestre, com intercambistas do Haiti, Moçambique, México, Colômbia, Angola, Peru, Guiné Bissau, Argentina, Uruguai, Guatemala, República do Congo, Paraguai e Itália.

No primeiro dia de acolhimento (quarta-feira), foi realizada a reunião de abertura, com falas do Professor Paulo Bayard (Secretário de Relações Internacionais da UFSM), de Ariane Rossi (responsável pelo Núcleo de Acolhimento e de Mobilidades Bilaterais), da Profa. Eliana Sturza (Coordenadora do Laboratório Entrelínguas) e do Prof. Luciano Schuch, Reitor da UFSM. Após a reunião, os intercambiários participaram de um tour guiado pelo Campus da UFSM, liderado por alunos do Laboratório de Turismo (Laturis).

No segundo dia (quinta), foram iniciadas as aulas de Português para Estrangeiros (ministradas por Chaiane dos Santos Vieira, bolsista do Laboratório Entrelínguas), que tem previsão de continuar ao longo de todo o semestre, de forma a facilitar a comunicação interna dos estudantes. Além disso, também foi realizado o clássico tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade de Santa Maria, executado pelo Laturis. Na sexta (17), ocorreu a visita ao Jardim Botânico da UFSM, que contou com um piquenique de comidas típicas e um passeio guiado por Simone Messina, diretora do órgão, que marcou o encerramento da Semana.

Com este conjunto de atividades, a SAI visa tornar a recepção e estadia dos intercambistas mais acolhedora e calorosa, expondo uma preocupação institucional com o bem-estar de todos os estudantes que enxergam na UFSM um espaço inspirador de estudos, independente de sua origem.

Texto: Isadora Barduil, acadêmica de Relações Públicas e Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsistas na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI