Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Equipe da SAI participa de eventos interestaduais de internacionalização

Reunião de Assessores da AUGM e Conferência da FAUBAI contaram com a presença da equipe da SAI.

Durante o mês de abril, a equipe da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) participou de dois grandes e importantes eventos de internacionalização da UFSM: a reunião de Delegados e Assessores da AUGM, em Santo André (SP) e a FAUBAI Conference 2023, em Belo Horizonte (MG). Ao todo, seis membros da SAI estiveram presentes, representando a UFSM e apreendendo novas práticas de internacionalização que vão complementar este importante âmbito da instituição.

Fotografia: equipe de comunicação da UFABC.

Primeira reunião de Delegados e Assessores da AUGM define rumos da associação em 2023

Realizada na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André (SP), a primeira reunião presencial de 2023 dos delegados e assesores da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu) ocorreu nos dias 11 e 12 de abril e contou com a presença do professor Júlio César Cossio Rodriguez (Assessor do Gabinete do Reitor na SAI) e a servidora Caroline Mello (responsável pelo  Núcleo de Programas de Mobilidade da AUGM). O evento reuniu representantes de universidades membros da associação, que correspondem à Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, a fim de colaborar no cumprimento das decisões e preparar as atividades futuras da AUGM.

O evento foi iniciado com falas do reitor da UFABC, Dácio Matheus e de Álvaro Rico, Secretário Executivo da AUGM. A seguir, ocorreu a apresentação de Irene Vida Gala, diplomata e presidente da Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil e, em seguida, a palestra “Internacionalização Sul-Sul e os desafios para a ciência e tecnologia”. Após isso, a reunião dos assessores se iniciou, abordando questões relacionadas aos programas de mobilidade, as Escolas de Verão e de Inverno, entre outras atividades.

Um destaque da reunião foi o anúncio da 30ª edição da Jornada de Jovens Investigadores (JJI), que ocorrerá entre 11 e 13 de outubro, na Universidade Nacional de Assunção (UNA), na capital do Paraguai. A edição deste ano será realizada sob o título “Pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável”. A equipe da SAI tem previsão de lançamento de um edital interno para pré-seleção de trabalhos para a Jornada, que deverá ser lançado entre junho e julho. A JJI foi criada em 1993, sendo o espaço anual que reúne centenas de jovens pesquisadores, visando promover relacionamentos e integração. Desenvolvem-se redes interpessoais e redes científico-acadêmicas, cujo enquadramento permite e apoia a constituição de grupos regionais de investigação científica.

Fotografia: equipe da FAUBAI.

FAUBAI 2023 Conference: celebrando os 35 anos da associação

Realizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, entre 15 e 19 de abril, o evento FAUBAI 2023 Conference simbolizou o retorno presencial da conferência, após três edições consecutivas realizadas remotamente. Participaram o professor Paulo Bayard (Secretário da SAI), Gracielli Mainardi (responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios e pelo Núcleo de Acolhimento), Daniela do Canto e Amy Lee (tradutoras e intérpretes de língua inglesa, responsáveis pelo Núcleo de Idiomas e Traduções), constituindo-se como um espaço de aprendizado e networking acerca do processo de internacionalização.

O tema da edição foi “Building knowledge with all voices”, desenvolvendo-se através de workshops, sessões plenárias, mesas redondas e palestras. Além do programa de discussão da internacionalização, o encontro também comemorou os 35 anos da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional), fundada em 1988 com o objetivo de ampliar o processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, a promoção do sistema de educação brasileira no exterior e a capacitação profissional das suas mais de 200 instituições associadas.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI