Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI amplia busca por novos convênios bilaterais para a UFSM

Ao todo, a instituição soma mais de 110 convênios ativos em mais de trinta países do mundo.

No mês de abril, a SAI (Secretaria de Apoio Internacional) e a PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento), iniciaram uma mobilização voltada a prospectar novos convênios bilaterais para a UFSM. A ideia é fortalecer os vínculos internacionais da universidade, além de oficializar convênios informais e buscar novas parcerias que permitam crescimento mútuo. Dentre as mais recentes instituições conveniadas a UFSM estão: University of Saskatchewan (Canadá), Universidade de Florença (Itália), Universidade de Granada (Espanha), Universidade Nacional da Colômbia (Colômbia), Universidade Nacional de Rosário (Argentina), Universidade Nacional do Litoral (Argentina) e Universidade Católica de Salta (Argentina). Para consultar a lista com todas as instituições, acesse a página de convênios bilaterais da UFSM, neste link.

Na prática, os convênios bilaterais são acordos de cooperação acadêmica firmados entre a UFSM e instituições estrangeiras que abrangem todas as áreas do conhecimento. Por meio deles, estudantes de qualquer campus da UFSM têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas em âmbito internacional durante o período da graduação ou pós-graduação, recebendo apoio institucional da UFSM e da universidade de destino conveniada.

Para o Professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, Secretário de Apoio Internacional: “Cada acordo é uma oportunidade enriquecedora para a experiência de diferentes culturas, capacitação e geração de conhecimento científico, tecnológico e inovador em benefício de nossa comunidade acadêmica e do país”. Desde que assumiu a gestão da UFSM, o reitor Prof. Luciano Schuch tem destacado a internacionalização como um pilar da instituição, sendo o desafio primário do Plano de Desenvolvimento da UFSM entre 2016 e 2026.

Prospecção de novos convênios é rotina na SAI

A busca por novas universidades interessadas em se conveniar à UFSM é constante e intensa dentro da SAI, sendo responsabilidade da servidora Mariana Buss. Ela é responsável pelo Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Estratégico, que atua em quatro frentes: o fortalecimento de convênios já existentes, a renovação de vencidos, a busca por novas parcerias e a oficialização de convênios informais. A ideia é fortalecer a internacionalização científica da UFSM e aumentar o número de convênios, de forma que a instituição possua novas parcerias alinhadas às suas metas e pesquisas, assim possibilitando uma troca produtiva de experiências e conhecimentos.

Além disso, qualquer docente e técnico administrativo da UFSM pode solicitar o estabelecimento de novos convênios, recebendo apoio da SAI. Para isso, basta que ele manifeste seu interesse para a universidade desejada, realizando contato prévio e verificando se o interesse é mútuo. A seguir, ele deve enviar a minuta do acordo de cooperação internacional da UFSM para a universidade e iniciar a produção do Plano de Trabalho, que deve incluir a justificativa, os objetivos, as metas e os resultados esperados pela abertura do convênio. A partir disso, deve ser iniciado o processo junto à COPROC (Coordenadoria de Projetos e Convênios), que analisará a solicitação e dará seguimento. Por fim, após a assinatura do reitor da UFSM e do representante da universidade conveniada, o acordo estará firmado e pronto para as atividades internacionais previstas. Para consultar detalhadamente os passos e acessar os documentos necessários, acesse a página de instruções.

Além disso, qualquer docente e técnico-administrativo da UFSM pode solicitar o estabelecimento de novos convênios, recebendo apoio da SAI. Para isso, basta que ele manifeste seu interesse à universidade desejada, realizando contato prévio e verificando se o interesse é mútuo. A seguir, propõe-se a minuta de acordo de cooperação internacional da UFSM ou se aceita a minuta da instituição estrangeira, iniciando a confecção do Plano de Trabalho, que deve incluir justificativa, objetivos, metas e resultados esperados. Na sequência, com o Plano de Trabalho pronto e assinado e a minuta preenchida, inicia-se o processo junto à COPROC (Coordenadoria de Projetos e Convênios), que analisará a solicitação e dará seguimento. Por fim, após a assinatura do reitor da UFSM e do representante da universidade conveniada, o acordo estará pronto para as atividades internacionais previstas. Para consultar detalhadamente os passos e acessar os documentos necessários, acesse a página de instruções.

Intercâmbio é a principal área de interesse em relação aos convênios bilaterais

Exceto em casos específicos, os convênios bilaterais permitem a ida de estudantes para intercâmbio independente de sua área de conhecimento. Sendo assim, todo e qualquer estudante da UFSM interessado em realizá-lo pode acessar a página de convênios, procurar o país e universidade de interesse, verificar se a instituição possui curso respectivo ao seu na UFSM e realizar contato prévio para iniciar o planejamento da mobilidade. A partir disso, basta aguardar o lançamento do edital de mobilidade para se inscrever e concorrer a uma vaga. O edital é divulgado todo início de semestre letivo e fica disponível na página de editais da SAI. Além dele, é possível realizar intercâmbios através da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu) e estágios obrigatórios e não obrigatórios no exterior.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI