Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Migraidh realiza evento em homenagem ao dia mundial do refugiado

Evento é gratuito e aberto ao público interessado em prestigiar a data.

O Migraidh – Observatório de Direitos Humanos realizará na tarde do dia 20 de junho (terça-feira) o evento “Sujeito de Direitos e Participação Social”, com apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em homenagem ao dia mundial do refugiado. A data homenageia a luta por reconhecimento de milhões de pessoas obrigadas a deixarem seus lares diante de conflitos, guerras, perseguições, insegurança alimentar e violações de direitos humanos. Participarão da mesa de diálogo: o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves; o Defensor Público da União, Matheus Alves do Nascimento; a Assistente Sênior de Proteção do ACNUR, Gisele Netto; e a Coordenadora do Migraidh, Profa. Giuliana Redin. O evento será aberto ao público interessado e ocorrerá a partir das 14h, no Salão Imembuí, localizado no segundo andar da Reitoria.

A escolha do tema objetiva pautar o desafio de Santa Maria na criação do Comitê Municipal de Atenção ao Migrante e Refugiado (COMIRE-SM). O Comitê, de caráter intersetorial e interinstitucional, busca articular, coordenar e propor a estratégia de atenção ao migrante e refugiado na rede de serviços, equipamentos e políticas públicas municipais, bem como implementá-la, monitorá-la e avaliá-la. Sua composição garante espaço de participação de migrantes e refugiados nas escolhas públicas. Trata-se, portanto, de importante instrumento local de fortalecimento da Política de Estado brasileira para migrações (Lei 13.445/2017) e para o refúgio (Lei 9474/1997).

Anualmente, o ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, divulga na semana do Dia Mundial do Refugiado os dados das migrações forçadas do último ano para o dimensionamento global, regional e local dos desafios políticos e sociais ligados ao reconhecimento do sujeito de direitos, o acolhimento, o acesso a direitos e política públicas e integração local. Por isso, é um dia de afirmação e convocação para o compromisso ético e político com a agenda de direitos humanos da população migrante e refugiada, da responsabilidade dos entes públicos na promoção de políticas públicas e de toda a sociedade com a integração, com respeito à diversidade.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI