Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Equipe do NITRA ministra curso de inglês voltado para atendimento de estrangeiros

O curso teve três meses de duração e desenvolveu habilidades comunicativas, visando melhorar o atendimento de visitantes internacionais.

Turma se reuniu em vinte encontros que proporcionaram diversos aprendizados sobre a língua inglesa. Foto: Equipe do NITRA.

Entre os meses de abril e junho, a equipe do NITRA (Núcleo de Idiomas e Traduções) ofereceu um curso básico de inglês para servidores da UFSM, voltado para a habilidade de atendimento e assistência de estrangeiros que chegam à universidade. As aulas foram ministradas com o apoio da PROGEP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e ocorreram na sala de capacitação da CQVS (Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor). Ao todo, participaram trinta servidores, tanto técnicos administrativos quanto docentes, que puderam praticar e conhecer mais a língua, independente do nível de conhecimento prévio. As aulas foram pensadas para serem dinâmicas, focadas na conversação e simulando situações reais de atendimento a estrangeiros, dividindo-se em dois encontros semanais presenciais de 1h cada, totalizando vinte encontros e 20h de carga horária.

O curso teve retorno bastante positivo dos alunos, que elogiaram a dinamicidade das aulas e os aprendizados. Para a servidora Caroline Mello, as aulas foram muito produtivas e gratificantes, desmistificando atividades cotidianas que utilizam a língua inglesa e ajudando a lidar com situações reais. Devido à grande aceitação e sucesso do curso, o NITRA estuda junto da PROGEP a oferta de uma nova turma no futuro. Segundo Amy Lee, uma das ministrantes do curso: “as aulas foram de muito aproveitamento, todos puderam interagir e se soltar, desenvolvendo sua fluência mesmo com as diferenças nos níveis de conhecimento da língua”.

Os cursos atendem a duas demandas da UFSM: a capacitação continuada dos servidores e o desafio de internacionalização do Plano de Desenvolvimento Interno (PDI). Para a primeira, a PROGEP organiza periodicamente capacitações diversas, visando a melhora constante da atuação dos servidores. Já para a segunda, a demanda por melhorar a qualidade da internacionalização na UFSM é o principal foco da atual gestão, de forma que atender e acolher melhor os estrangeiros que visitam a universidade é uma meta essencial para alcançar a excelência.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI