Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

SAI organiza semana de acolhimento para gestores visitantes da AUGM

Diversas atividades marcaram o novo modelo de recepção de servidores em visita na UFSM

Equipe da SAI organiza série de atividades de acolhimento para quatro servidores estrangeiros. Foto: Núcleo de Comunicação.

Entre os dias 19 e 23 de junho, a SAI realizou uma série de atividades de acolhimento para gestores selecionados para mobilidade via AUGM. Ao todo, quatro gestores visitaram o campus da UFSM, para experienciar e compartilhar conhecimentos sobre rotinas administrativas universitárias. A novidade desta edição é que a equipe da SAI decidiu fixar duas datas anuais para recepção dos gestores, de forma a conseguir promover um acolhimento unificado e consistente. Anteriormente, os gestores chegavam à UFSM em datas diferentes, dificultando a organização de atividades em grupo. A partir de agora, com a fixação das datas, a SAI consegue organizar atividades conjuntas, de forma a apresentar a UFSM e Santa Maria para os estrangeiros e também permitir interações entre eles.

Ao todo, foram quatro gestores visitantes na UFSM, oriundos de duas instituições de ensino superior de dois países: Universidade Nacional do Nordeste (Argentina) e Universidade Nacional de Assunção (Paraguai). Além do acolhimento da SAI, os estrangeiros também foram recebidos por seus respectivos setores de destino. Eles foram recebidos conforme suas funções específicas no Centro de Tecnologia (CT), Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Ciências Rurais (CCR), pró-reitoria de Administração (PRA) e Secretaria de Apoio Internacional (SAI), onde puderam acompanhar as atividades diárias de cada setor e trazer contribuições importantes à UFSM.

No primeiro dia da semana, segunda (19), os quatro estrangeiros visitantes iniciaram as atividades conhecendo o Restaurante Universitário, em um almoço coletivo. À tarde, visitaram a Reitoria, passando pelo Gabinete do Reitor, onde foram recebidos pela vice-reitora Martha Adaime e, posteriormente, pela SAI, onde assistiram uma apresentação acompanhada de um café da tarde organizado pela equipe. A tarde de terça-feira (20) foi marcada pela visita ao Jardim Botânico e à Biblioteca Central, além do tradicional passeio guiado por Santa Maria, que inclui pontos turísticos como: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Vila Belga, a Gare da Estação Férrea, o acervo de Art Déco da Av. Rio Branco e a Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Na quarta (21), além de atividades internas nos setores de destino, os estrangeiros acompanharam uma excursão pela Quarta Colônia. O passeio aconteceu no turno da tarde e incluiu paradas nos pontos turísticos na cidade de Vale Vêneto e visita à sede do CAPPA (Centro de Apoio a Pesquisas Paleontológicas) em São João do Polêsine. Na tarde de quinta-feira (22), os estrangeiros compareceram à Polifeira do Agricultor, que promovia sua edição especial junina e assistiram uma sessão do Planetário; à noite, marcaram presença no Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que ocorreu no Centro de Convenções. Por fim, na sexta (23), para finalizar a passagem pela UFSM, os estrangeiros foram convidados para participar na festa junina organizada pela SAI, que ocorreu no turno da tarde. Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de suas experiências durante a semana de mobilidades, dando feedbacks para a equipe da SAI de forma a melhora constante do acolhimento de intercambistas.

Confira os melhores momentos do acolhimento dos gestores na galeria a seguir:

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI