Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Equipe da SAI organiza reunião de orientação para recepção de estrangeiros

Reunião ofereceu informações e dicas para facilitar a adaptação e acolhimento dos estudantes.

Na tarde da última quarta (19), a equipe da SAI esteve reunida junto às coordenações dos cursos que receberão estudantes estrangeiros no próximo semestre para uma reunião de orientação. No encontro, ocorrido no Auditório da CQVS (prédio 48C), foram reunidos 12 cursos de graduação e pós, que receberam informações sobre a atuação da SAI na recepção dos estrangeiros e orientações sobre como tornar as adaptações mais confortáveis. Os cursos presentes na reunião participaram da atividade de planejamento da recepção, que contou também com o apoio do Laboratório Entrelínguas, responsável pela oferta de cursos de português aos intercambistas.

Ao todo, 18 cursos receberão estudantes estrangeiros no segundo semestre, sendo 12 de graduação e seis de pós. A demanda por uma reunião de orientação advém da necessidade e esforço de facilitar o período de adaptação dos estudantes à UFSM, incluindo em instâncias que a SAI não consegue alcançar. Na reunião, as coordenações conheceram os estudantes que virão, seu país de origem e língua nativa, bem como receberam informações sobre como funciona o curso de português, as rotinas administrativas desempenhadas pela SAI e, por fim, obtiveram dicas de comunicação e o cronograma prévio das ações de acolhimento que são desenvolvidas pela UFSM semestralmente. A previsão de chegada dos intercambistas do segundo semestre é por volta dos dias 31 de julho e 04 de agosto, enquanto as aulas da UFSM retornam na segunda (07).

Além desta reunião, a equipe do Núcleo de Acolhimento da SAI já planeja a programação da clássica “Semana do Acolhimento”, a apresentação oficial e inicial da UFSM e de Santa Maria para os intercambistas. Você pode saber tudo que aconteceu na edição do primeiro semestre neste link. Somada a ela, dois programas voltados para estrangeiros são gerenciados pela SAI também estão em plena campanha de divulgação, são eles: o Amigo Internacional e o Hospede um Estrangeiro.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI