Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI realiza atividades de recepção e acolhimento de estudantes internacionais do segundo semestre

Atividades aconteceram dentro e fora do campus e reuniram quase quinze órgãos da UFSM e de Santa Maria.



Durante o mês de agosto, o Núcleo de Acolhimento da SAI realiza uma série de atividades culturais, acadêmicas e sociais para os estudantes intercambistas presentes na UFSM no segundo semestre de 2023. A iniciativa é um desdobramento da clássica Semana do Acolhimento, que conta com a distribuição e ampliação das atividades, de forma a promover o bem-estar dos estudantes e conciliá-las com a rotina acadêmica. A ideia é apoiar a chegada dos intercambistas ao Brasil e à UFSM, facilitando a sua adaptação e estadia. A ação ocorre durante todo o semestre e inclui passeios, cursos de português e atividades de integração e socialização, essenciais para o entrosamento dos estudantes e para a expansão da internacionalização da UFSM.

Atividades de acolhimento ampliaram-se em 2023

Equipe da SAI se mobilizou para participar e apoiar todas as atividades de acolhimento e integração.

Com a chegada de cada vez mais estudantes internacionais na UFSM, para expandir e consolidar a instituição como referência em internacionalização, a SAI amplia as atividades de acolhimento e recepção de estrangeiros. Neste semestre, uma grande mudança se destaca: a clássica Semana do Acolhimento estendeu-se por um período maior com uma diversidade de atividades, o que permite uma melhor integração dos estrangeiros.

No início do mês, os estudantes iniciaram os estudos em língua portuguesa com o apoio do Laboratório Entrelínguas. Além disso, em 03 de agosto, participaram de uma palestra introdutória sobre a UFSM e a SAI, seguida por um passeio pelo campus, guiado pelo LATURIS (Laboratório de Práticas de Ensino do Turismo), que terminou com a visita às instalações da Biblioteca Central. No dia seguinte (04), reuniram-se para uma palestra sobre o sistema público de saúde brasileiro e os serviços disponíveis no campus, ministrada pelos enfermeiros Leonardo Zuliani e Fabrício dos Santos. Para finalizar a semana, os estudantes realizaram um tour cultural pela cidade, que incluiu uma visita ao estádio de futebol do Sport Clube Internacional de Santa Maria. Na ocasião, o grupo foi presenteado com uma camiseta oficial do time.

Na manhã de 10 de agosto, os intercambistas participaram de uma Oficina de Capoeira ministrada por André Xilique, mestre de capoeira e estudante do curso de Educação Física da UFSM. Após, integraram a Roda de Capoeira organizada por Xilique, em frente ao RU, como parte da programação da Calourada. À tarde, visitaram a Polifeira do Agricultor e assistiram a uma sessão do Planetário. No dia seguinte (11), a SAI organizou um mutirão de confecção do cartão SUS, com o auxílio da EAP Saúde da Casa, para garantir o acesso à atendimentos médicos durante a estadia no país. Outra ação, ainda na linha da saúde, foi a participação no Esporte Universitário – programa que promove práticas esportivas e de lazer aos discentes da instituição.

Tarde de domingo foi marcada por atividades descontraídas, que abordaram a cultura brasileira e gaúcha.

No domingo (20), os estrangeiros participaram das comemorações relativas ao Dia do Vizinho na cidade. À convite de Isabel Cristina Menezes Braga, tesoureira da Escola de Samba Unidos do Itaimbé, foram recebidos com churrasco e participaram de atividades culturais na quadra da escola. Durante o evento, observaram o preparo do principal prato típico gaúcho, conheceram a Rainha do Carnaval do RS, assistiram à apresentação da Bateria Pressão Nº1, além de participarem de roda de chimarrão e de samba, gincanas e oficina de ritmos – onde foram premiados com medalhas de melhores dançarinos.

Para Giullia Almeida Ercolani, membro da Escola: “Nosso objetivo é integrar cada vez mais – não só a comunidade local, mas também toda a sociedade santamariense – sendo assim, a parceria com a UFSM é de extrema importância para a valorização e divulgação da nossa cultura popular. Receber os intercambistas na nossa quadra superou nossas expectativas, pois possibilitou a propagação da nossa cultura para outros países”.

A rádio CDN entrevistou o grupo ao vivo durante o evento, e falou da importância da ação para dar visibilidade à cidade, enquanto o Diário de Santa Maria premiou a festa promovida pela escola, citando a presença dos estrangeiros como um grande diferencial. Na noite do dia 22, os intercambistas assistiram ao concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a participação dos solistas Tuny Brum e Fernando Ávila, que se apresentaram no Centro de Convenções da UFSM.

Jantar foi momento de descontração entre equipe da SAI, intercambistas, amigos internacionais, povos originários e equipe do DTG.

O período inicial de acolhimento encerrou as atividades com o tradicional jantar junto ao DTG Noel Guarany, realizado na noite do dia 05 de setembro. O evento foi iniciado com uma palestra do povo Kaingang sobre a história dos povos originários no Brasil e no Rio Grande do Sul, visando o compartilhamento de culturas. Em seguida, a equipe do DTG apresentou informações sobre a história e cultura gaúcha – que incluiu oficinas de preparo de Chimarrão, de amarração de lenço e de prática de danças. Para finalizar, o jantar foi servido, com cardápio incluindo o tradicional prato gaúcho Carreteiro. O jantar é uma forma de apresentar as tradições gaúchas de forma descontraída aos estrangeiros.

Para Angélica Iensen, responsável pelo Núcleo de Acolhimento e pelas atividades de adaptação, “as atividades de acolhimento não se resumem à recepção no momento da chegada, elas devem acontecer também durante toda a mobilidade e depois que ela se encerra. Elas são fundamentais para criar e fortalecer os vínculos entre a UFSM e outras instituições, já que essas pontes vão muito além da ciência, elas precisam das relações interpessoais para aconterem”. Já para Bianca Delprato, intercambista vinda da Argentina, “Sendo estudante estrangeira, tive a oportunidade de participar de atividades relacionadas à capoeira e ao samba durante o período do acolhimento. Ambas experiências foram muito interessantes para mim, desde o aprendizado sobre a história e cultura do Brasil até colocá-las em prática com meu corpo, aprendendo a relaxar, interagindo com os outros estudantes estrangeiros e locais – que com tanta paciência e gentileza nos receberam. Considero importante a oportunidade oferecida neste tipo de espaços, pois não só nos conectam com nosso lar temporário, como também facilitam o diálogo para conhecer novos amigos e viver novas experiências”.

Presença internacional no campus se diversifica no segundo semestre

No segundo semestre de 2023, a UFSM recebe 20 intercambistas, de vários países: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Rússia, Haiti, Colômbia, Nigéria e França. Eles integram diversos programas e modalidades de intercâmbio, entre elas: por convênios bilaterais, pela AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu), pelo PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) e para realização de estágios. Ao todo, onze cursos de graduação recebem intercambistas, sendo eles: Ciências Sociais, Teatro, Engenharia Mecânica, Aeroespacial, de Controle e Automação, Desenho Industrial, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Computação e Zootecnia. Para a realização de estágios, o curso de Fisioterapia recebe dois estudantes, enquanto para a pós-graduação, sete estudantes integram os Programas de Mestrado e Doutorado. Os intercambistas se unem a outros 7 estudantes internacionais recém chegados na UFSM. Esses estrangeiros são parte regular do corpo estudantil, cursando as formações de forma integral na instituição. Assim, somam-se 27 estudantes internacionais na UFSM neste semestre.

A maioria dos intercambistas ficará alojada na Interhouse, moradia estudantil voltada para estudantes internacionais e localizada no prédio 49, que fica próximo ao CEFD e à Casa do Estudante Indígena. Os que não foram contemplados contaram com o programa Hospede um Estrangeiro para alugar uma vaga junto à comunidade de Santa Maria. Ao longo de todo o semestre, os estudantes intercambistas contam com o apoio de colegas da UFSM inscritos no programa Amigo Internacional, criado para auxiliar na integração ao campus e à cultura brasileira e também com a ajuda de estudantes voluntários bilíngues.

Para Angélica, a participação da comunidade no acolhimento é fundamental. “O choque cultural é um momento muito difícil da mobilidade, é ele que vai determinar a continuidade e o sucesso da experiência para os estudantes. Neste momento, criar um ambiente acolhedor através da integração com a comunidade dentro e fora da instituição é essencial para amenizar esse choque. Esse é o diferencial que precisamos para divulgar a UFSM e a cidade para as instituições internacionais”.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Imagens: Núcleo de Acolhimento e de Comunicação da SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4300

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes