Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Seja um Amigo Internacional: inscrições abertas!

Iniciativa é parte de programa que visa incluir comunidade no processo de acolhimento de estudantes internacionais

Além da abertura do programa Hospede um Estudante Estrangeiro, divulgada no início desta semana, a SAI também informa que estão abertas as inscrições para o programa Amigo Internacional. Esse programa visa encontrar voluntários(as) para auxiliar os(as) estudantes estrangeiros(as) que estão chegando à UFSM, para que estes possam ter uma adaptação e familiarização mais rápida com a cidade e com nossa instituição.

O amigo ou amiga internacional será responsável por auxiliar o(a) estudante estrangeiro(a) em sua nova jornada, tirando dúvidas, prestando apoio em suas rotinas diárias e nos processos acadêmicos junto à coordenação e/ou secretaria dos cursos. Em contrapartida, ele(a) terá a oportunidade de viver uma experiência internacional dentro da própria UFSM, expandir seus horizontes, entrar em contato com novas culturas e costumes, além de criar laços de amizades promissoras que ultrapassam barreiras globais.

Para ser um amigo(a) internacional, basta ter algum tipo de vínculo com a UFSM (discente, docente ou técnico-administrativo) e estar disponível para ajudar o(a) intercambista em durante o seu período de adaptação. O período de intercâmbio dura, geralmente, um semestre. Apesar da demanda maior ser no início desse período, é importante que o voluntário esteja disponível ao longo de todo o tempo que o estudante permanecer na UFSM.  Para saber todos os detalhes e realizar sua inscrição, acesse a página do programa.

Texto e revisão: Núcleo de Comunicação da SAI e Pedro Souza (acadêmico de Jornalismo)