Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fundação Carolina oferece 669 bolsas de estudo e pesquisa na Espanha 

Prazos para solicitação variam entre fevereiro e abril e as mobilidades devem ser realizadas no período 2024-2025



A Fundação Carolina, instituição criada com o objetivo de promover as relações culturais e a cooperação acadêmico-científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, abriu nova convocatória de bolsas para estudos e pesquisas a serem realizadas no período 2024-2025. Desde novembro do ano passado, a partir do ingresso da UFSM no Grupo Tordesillas, toda a comunidade acadêmica da instituição (estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos) passou a ter acesso às oportunidades oferecidas pela fundação. Nesta edição, estão sendo disponibilizadas 669 bolsas em todas áreas do conhecimento, nas modalidades abaixo: 

Bolsas de pós-graduação (251 bolsas): Dirigidas à formação de graduados/as procedentes de um país membro da Comunidade Ibero-Americana de Nações, com capacidade acadêmica ou profissional respaldada por um excelente currículo e uma trajetória de compromisso com a sociedade. O programa oferece duas modalidades de apoio: bolsas e auxílio ao estudo, combinando mestrados oficiais, títulos próprios e cursos de especialização.

Bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado (100 novas bolsas e 106 renovações): Têm a pretensão de facilitar a professores e pesquisadores de universidades latino-americanas a obtenção de um doutorado em centros espanhóis, promovendo a geração de redes científicas entre instituições de ambos os lados do Atlântico.

Programas de mobilidade do professorado (36 bolsas): Permitem que professores ou equipes de pesquisa de universidades argentinas, brasileiras e do Grupo Tordesilhas de Universidades realizem uma breve estadia de pesquisa na Espanha.

Programas de Bolsas e Estudos Institucionais (176 bolsas) São ajudas para o financiamento de planos de treinamento em centros espanhóis (latino-americanos, no caso do novo programa com o CSIC) que tendam ao fortalecimento institucional das administrações públicas latino-americanas.

O prazo para solicitação de bolsas nas modalidades de pós-graduação e estudos institucionais vai até 14 de março de 2024, exceto para o programa da Escola Complutense de Verão, que se encerra no dia 21 de fevereiro de 2024. Já para as bolsas de doutorado e estadias curtas, o prazo se estende até 4 de abril de 2024. Os interessados em participar da convocatória podem verificar os trâmites necessários para realização da solicitação clicando neste link

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4509

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes