Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), que oferece bolsas de estudos no Canadá

As bolsas são oferecidas em duas modalidades diferentes



Estão abertas, até 19 de março de 2024, as inscrições para o Programa ELAP/PFLA (Emerging Leaders in the Americas Program/Programme des futuros leaders dans les Amériques), que oferece bolsas para alunos de graduação e pós-graduação realizarem intercâmbio de curta duração no Canadá. Os valores das bolsas variam entre C$ 8,200 e C$ 11,000 (dólares canadenses). 

O Programa de Líderes Emergentes nas Américas foi criado pelo Governo do Canadá em 2009, para apoiar o desenvolvimento do capital humano e da próxima geração de líderes nas Américas, e, ao mesmo tempo, fortalecer os vínculos entre instituições pós-secundárias no Canadá e nas Américas. Essas bolsas proporcionam aos alunos de instituições de ensino superior localizadas na América Latina e no Caribe oportunidades de intercâmbio de curto prazo para realização de estudos ou pesquisas em instituições de ensino superior canadenses. As possíveis modalidades de candidatura são: 

Modalidade de Pesquisa (estudantes de graduação e de pós-graduação) e Modalidade de Ensino (pós-graduação): Os estudantes devem entrar em contato diretamente com a instituição canadense de seu interesse pois não há exigência de que haja convênio vigente entre a UFSM e a universidade canadense de destino. Para os estudantes de Graduação, a instituição canadense anfitriã deverá fornecer uma carta na qual confirmará que não haverá cobrança de taxas acadêmicas.

Modalidade de Ensino (estudantes de graduação):  Nesta modalidade, o processo é intermediado pela SAI, já que existe a exigência de convênio vigente entre a UFSM e a instituição canadense. A UFSM encaminha a lista dos selecionados para a instituição canadense parceira que, por sua vez, decide sobre a submissão da candidatura dos estudantes ao programa ELAP.

Para obter maiores informações sobre a bolsa e sobre os requisitos necessários para participar do programa, você pode acessar este link.

Ressaltamos que, devido à necessidade de existência de convênio para submissão de candidaturas para a modalidade de ensino em nível de graduação, só poderão candidatar-se à essa modalidade os graduandos inscritos e pré-selecionados no Edital para Mobilidade Bilateral nas universidades do Grupo BCI (cujo prazo de inscrições foi prorrogado até 18/02) ou que concorram de forma independente (sem necessidade de Edital) na Université de Montreal ou na University of Saskatchewan, que também possuem convênios vigentes com a UFSM (nesse caso, as vagas serão concedidas conforme ordem de solicitação, visto que o próximo Edital Bilateral da SAI será publicado após o prazo de candidatura nessas universidades e no ELAP). Para a modalidade  nível de pós-graduação, não é necessário convênio. 

Os interessados devem entrar em contato com a SAI através do e-mail sai.bilateral@ufsm.br.

 

Texto: Isadora Barduil, acadêmica de Relações Públicas, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4515

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes