Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo Coimbra anuncia bolsas para pesquisas de curta duração na Europa

As inscrições podem ser feitas até 5 de abril



O Grupo Coimbra anunciou a abertura de seleção para aproximadamente 90 bolsas de pesquisa voltadas a jovens professores e pesquisadores de países da América Latina, África Subsaariana e países vizinhos da União Europeia. A iniciativa visa promover a internacionalização das pesquisas realizadas nos países de origem dos candidatos, através do apoio a estadias de curta duração em alguma das 22 universidades da Europa que participam do Grupo Coimbra.

Para se candidatar a uma bolsa, o interessado deve realizar sua inscrição no site do Grupo Coimbra até o dia 5 de abril, de acordo com o horário de Bruxelas (UTC +1:00). Os pesquisadores da América Latina precisam apresentar uma série de requisitos descritos no edital (que deve ser lido com atenção). Ao final do edital, também é possível consultar a tabela com a listagem das condições específicas definidas por cada universidade participante (valores da bolsa, duração da mobilidade, número de vagas, etc). 

A maior parte das inscrições deverão ser feitas em inglês, mas o grupo irá aceitar submissões em espanhol para as Universidades de Granada, Salamanca e Barcelona, e em português para a Universidade de Coimbra. Além disso, será necessária a apresentação de uma carta ou e-mail de aceite por parte do parceiro responsável pela recepção do candidato na instituição de destino.  

Destacamos que a SAI atua apenas na divulgação desta oportunidade e não é responsável pelo seu gerenciamento, que cabe exclusivamente ao Grupo Coimbra. Portanto, qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail informado no edital: office@coimbra-group.eu.

Grupo Coimbra

O Grupo Coimbra, fundado em 1985, é uma associação composta por 41 universidades europeias. Entre seus principais objetivos está o aprofundamento da cooperação acadêmica e cultural entre seus membros e com instituições estrangeiras, fomentando assim o desenvolvimento e a internacionalização da educação superior europeia. 

 

Texto: Mariane Machado, acadêmica de Jornalismo, bolsista na SAI
Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-4539

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes