Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

AUGM: do exterior para a UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) deseja boas vindas a você que escolheu ou pretende escolher nossa instituição para realizar um período de estudos. Abaixo, preparamos algumas informações que podem ser úteis para um primeiro contato com nossa instituição, para quem vem através do Programa AUGM (Asociación de Universidades Grupo Montevideo).

Graduação

A UFSM recebe alunos estrangeiros de graduação oriundos de universidades-membro do Programa AUGM para cursar um semestre de estudos nos cursos de Graduação da UFSM.

Processo de aceitação de aluno estrangeiro pelo programa AUGM:

  1. A Universidade de Origem faz a nomeação/indicação do aluno para a UFSM. Os documentos necessários para a nomeação são: Formulário AUGM, Histórico e Documento de identificação
  2. A SA recebe a indicação do intercambista e a encaminha para a coordenação do respectivo curso, que deverá emitir parecer sobre o recebimento do aluno;
  3. A SAI encaminha a carta de aceite do aluno à Universidade de Origem, junto de orientações sobre a mobilidade, solicitando demais documentos necessários: passaporte, seguro de vida e visto.
  4. Quando o aluno chega na UFSM, deve se apresentar em nosso escritório (SAI) e entregar o restante da documentação. A SAI fica localizada no sétimo andar da Reitoria, na sala 748. Acesse o mapa da UFSM neste link.
  5. A partir da recepção do aluno estrangeiro, a SAI solicita a matrícula do aluno na UFSM.

Moradia

A UFSM oferece ajuda financeira para moradia, que atualmente é de R$1.000,00 mensais, pagos proporcionalmente ao período de estadia, até no máximo cinco parcelas. A escolha e contratação da moradia fica a critério do intercambista que é responsável por providenciar e escolher a moradia que melhor lhe convém. A UFSM não intermedeia essa relação, mas dispõe de um cadastro de moradias para auxiliar os estrangeiros nessa busca. Informações sobre moradia para estudantes estrangeiros podem ser acessadas em Hospede um estrangeiro. A SAI organiza o Programa Amigo Internacional com a participação de alunos da UFSM voluntários que se disponibilizam a auxiliar os estrangeiros que estão chegando no Brasil. Mais informações aqui

Alimentação

A UFSM dispõe de Restaurante Universitário (RU) que oferece três refeições diárias aos alunos (café da manhã, almoço, janta). Os intercambistas oriundos do programa AUGM recebem alimentação gratuita, que pode ser acessada com a Carteira do Estudante, que pode ser emitida assim que o aluno estrangeiro tiver uma matrícula na instituição. Esta carteira é utilizada em todo o campus, inclusive nas bibliotecas. Quando o aluno estrangeiro chega no Brasil, deve providenciar a emissão Registro Nacional Migratório (RNM) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Esses documentos são fundamentais para o cadastro e matrícula do aluno na universidade.

ESCALA DE POSGRADO

A UFSM recebe alunos estrangeiros de Pós-Graduação oriundos de universidades-membro do Programa AUGM pelo período de até 30 dias.

Moradia: A UFSM oferece ajuda financeira para moradia, atualmente (2018.1) é R$1.200,00 para 30 dias, pagos proporcionalmente ao período de estadia. A escolha e contratação da moradia fica a critério do intercambista que é responsável por providenciar e escolher a moradia que melhor lhe convém. A UFSM não intermedeia essa relação, mas dispõe de um cadastro de moradias para auxiliar os estrangeiros nessa busca.

Alimentação: A UFSM dispõe de Restaurante Universitário (RU) e oferece 03 refeições diárias aos alunos (café da manhã, almoço, janta). Os intercambistas oriundos do programa AUGM recebem alimentação gratuita do RU. O intercambista acessa o RU com documento de Identificação.

Catálogo de Cursos de Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

ESCALA DOCENTE

A UFSM recebe Docentes estrangeiros oriundos de universidades-membro do Programa AUGM pelo período de até 06 dias. A UFSM oferece hospedagem somente na cidade de Santa Maria-RS, onde situa-se o Campus sede da UFSM.

Processo seletivo:

1. O Docente estrangeiro deve se candidatar através do Site da AUGM, conforme cronograma do Grupo Montevidéu, anexar documentos solicitados, dentre eles Formulário AUGM e a Carta Convite de um Docente Anfitrião na UFSM.

2. A Carta convite é emitida pelo docente que convida e deve ser assinada por esse docente, pelo coordenador/diretor do curso/departamento para, posteriormente, ser encaminhada à SAI para assinatura do Delegado Assessor da AUGM na UFSM. 

2. A SAI/UFSM é responsável pela analise dos documentos. Havendo mais de um candidato por instituição de origem, esta deve indicar o seu candidato.

3. O docente anfitrião da UFSM é responsável por reservar hotel e solicitar alimentação e hospedagem (em rede conveniada da SAI/UFSM), por meio de formulário específico com até 30 dias de antecedência da data de chegada, para o e-mail sai.augm@ufsm.br

4. SAI/AUGM recebe o formulário, arquiva informações e encaminha para SAI/FINANCEIRO, que prosseguirá com o pagamento das despesas.

Para mais informações e dúvidas entre em contato através do e-mail sai.augm@ufsm.br

Documentos:

Carta Convite 2019

Orientações ao docente anfitrião (que convida)

Formulário EE1/EE2 (AUGM)