Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Ivete Lunkes, servidora da Biblioteca Central da UFSM, defende sua dissertação de mestrado



No dia 31 de maio de 2019, a servidora da Biblioteca Central da UFSM Ivete Maria Klein Lunkes defendeu sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas-PPGOP/UFSM – Mestrado Profissional.

A dissertação, intitulada “Diretrizes orientadoras para plano de gestão de bibliotecas de instituições de Ensino Superior: um estudo de campo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), teve como objetivo geral propor Diretrizes Orientadoras para Plano de Gestão para Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior, à luz dos requisitos de Autoavaliação do Gespública e dos Eixos do Instrumento de Avaliação Institucional e de Avaliação de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES/INEP/MEC. A banca foi composta pela orientadora Profª Drª Luciana Flores Battistella, pelo Prof. Dr. Alberto Souza Schmidt e pelo Prof. Dr. Rogério Nunes, da UFSC.

Sintetizando, essa dissertação respeitou um percurso para o atingimento dos  objetivos, com: a) análise bibliográfica, fundamentação teórica e identificação dos requisitos de avaliação do Instrumento de Avaliação Institucional e de Cursos nos eixos e dimensões avaliados para bibliotecas de IES (SINAES/INEP/MEC); b) análise e conhecimento dos requisitos de avaliação do Instrumento de Autoavaliação do Gespública pertinentes a gestão de bibliotecas; c) realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação  do “checklist” do IAGP-250 Pontos do Gespública aos dois Grupos de Gestores selecionados para a pesquisa (Gestores Institucionais (cinco Gestores) e Gestores do SiB/UFSM, 11 Gestores, totalizando 16 entrevistados, e 1152 questões analisadas do Instrumento de Avaliação da Gestão Pública-IAGP-250 Pontos, o qual é composto por 8 critérios e 72 alíneas com pontuações específicas); d) transcrições e análises das entrevistas, e análise dos resultados da ferramenta do “checklist” do IAGP-250 Pontos do Gespública, com a obtenção da  Primeira Autoavaliação por Grupo de gestores; e) análise dos documentos gerenciais das 10 IFES melhor avaliadas pelo IGC/INEP/MEC 2017, no que se refere a bibliotecas, conhecendo seus pontos fortes; f) análise de documento (PDU) de Unidade da UFSM que se destacou positivamente na coleta dos dados; g) e, por fim, a construção das propostas de Diretrizes para Plano de Gestão de Bibliotecas de IES, que poderão servir de rumo estratégico para a implantação e implementação de Plano de Gestão em Bibliotecas de IES, culminando com o atingimento do objetivo da dissertação.




Registrado em BC

Publicações Recentes