Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre todas as bibliotecas

Biblioteca central - BC

Biblioteca Central da UFSM é um órgão de apoio da Pró-Reitoria de Graduação. Coordena o Sistema de Bibliotecas da UFSM (SiB-UFSM). O SiB é composto pela Biblioteca Central e doze (12) bibliotecas setoriais. Tem por objetivo colocar à disposição da comunidade universitária a informação bibliográfica atualizada, de forma organizada, favorecendo o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. 

Sua estrutura administrativa divide-se na Gerência e apoio administrativo, o Núcleo de Aquisição; que tem sob sua tutela a Subdivisão de Processos Técnicos e o Setor de Referência/Empréstimo, que possui sob sua tutela a Subdivisão de Apoio à Pesquisa e Produção Institucional Científica (Manancial) e a Subdivisão de Periódicos (Portal de Periódicos UFSM). 

A Biblioteca Central gerencia a disponibilização da produção acadêmica da UFSM através do repositório Manancial e a inserção da produção acadêmica da pós-graduação. Além de internacionalizar a produção acadêmica da universidade, coordena a publicação de periódicos científicos. Centraliza também as compras de material bibliográfico, a assinatura de acesso a conteúdos acadêmicos disponibilizados à comunidade acadêmica e busca a padronização dos catálogos das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas UFSM. Promove capacitações à pesquisa e orientação a trabalhas acadêmicos. Em seus amplos espaços, oferece ambientes diferenciados para estudo, pesquisa, concentração e fruição, pois organiza eventos voltados às temáticas de interesse da sociedade. 

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Naturais e Exatas – BSCCNE

Biblioteca Setorial do Centro Ciências Naturais e Exatas iniciou suas atividades de implantação, processamento técnico e organização do acervo em 5 de dezembro de 1994. Desde então, atende à comunidade acadêmica com empréstimo de livros e disponibilização de sala de estudo. Em 2012, tiveram início as obras de ampliação da biblioteca. O acervo conta com mais de 12000 itens relacionados aos cursos de Meteorologia, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Estatística e áreas afins disponíveis para empréstimo.

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Rurais - BSCCR

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Rurais foi fundada em 1992 e organizada inicialmente por um bibliotecário cedido pela Biblioteca Central. Foi pioneira na implantação do sistema SIE, utilizado por todas as bibliotecas da UFSM. Ela apoia o ensino, a pesquisa e a extensão aos alunos e professores dos cursos de graduação (Agronegócio, Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia) e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da UFSM. 

Em 2017 um prédio próprio foi construído para a BSCCR e desde 2018 ela opera na sede nova (prédio 43B). Aberta à comunidade discente, docente e servidores técnico-administrativos da UFSM, sendo que alguns de seus serviços também são abertos à comunidade em geral, sem vínculo com a universidade. A equipe atual da BSCCR é formada por 4 servidores e bolsistas. 

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas – BSCCSH

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas existe desde 1983, denominada até então de Anexo da Biblioteca Central, instalada no centro da cidade. A Biblioteca Setorial procura atender às necessidades da comunidade universitária, especialmente dos cursos de graduação e pós-graduação do CCSH, no que se refere à informação bibliográfica. 

Em 27 de março de 2017, deu-se início à transferência da Biblioteca do CCSH, que funcionava anexa ao prédio da antiga Reitoria, para a nova Biblioteca do CCSH, ao lado do prédio 74C, no Campus da UFSM em Camobi. Com a mudança, foi transferido o acervo da biblioteca, permanecendo no antigo local apenas o acervo do curso de Direito. 

O acervo geral da biblioteca conta com cerca de 20 mil livros (16 mil no Campus e 6 mil na antiga Reitoria), entretanto o número está em constante crescimento devido à incorporação do acervo de Silveira Martins (cursos de Administração e Gestão do Turismo), contando com 2,4 mil livros, e transferência de parte do acervo da Biblioteca Central das áreas de Ciências Humanas, em torno de 40 mil livros.”

Biblioteca Setorial do Centro de Educação - BSCE

A Biblioteca Setorial do Centro de Educação “Profª. Carmen Silveira Neto” (BSCE) é uma Unidade Especial de Ensino, Pesquisa e Extensão, diretamente subordinado à Direção do Centro de Educação, conforme Regimento Interno aprovado na Sessão n. 302 de 04/05/95 do Conselho de Centro e Sessão n.518 de 07/06/95 do Conselho Universitário, tendo por finalidade manter o acervo em permanentes condições de utilização e atender aos consulentes da comunidade universitária, extensivo ao público externo. A BSCE conta com um espaço físico de A= 266,00m² divididos de forma a atender a todas as necessidades dos usuários. Possui três (3) salas reservadas para trabalhos em grupos, quatorze (14) cabines individuais (cinco computadores nestas cabines), espaço para o acervo, sala aberta com mesas e cadeiras para estudos em grupos, sala de convivência, sala de serviços de atendimento ao aluno (empréstimo e devolução de materiais e informações) e sala de serviço técnico, Espaço com quatro computadores para pesquisa ao catálogo on line, sendo que um está preferencialmente indicado para pesquisa ao Portal Capes e outro para acessibilidade. O horário de funcionamento é das 7h30min às 20h de segunda a quinta-feira e sexta-feira das 7h30 às 18h. O acervo físico de livros é de aproximadamente 16.210 exemplares e 383 fascículos de periódicos, sendo todo acervo informatizado pelo sistema SIE (sistema integrado); A biblioteca está localizada no prédio 16 CE, sala 3166, térreo.

Biblioteca Setorial do Centro de Educação Física e Desportos – BSCEFD

Biblioteca Setorial do Centro de Educação Física e Desportos  foi criada em 1982 com a finalidade de atender ao alunos, professores e funcionários do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Em 1991, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central. Atualmente possui um acervo de aproximadamente 13.000 itens, incluindo livros, periódicos, dissertações, teses, CDS, DVDs e folhetos. O acervo é divido em “Acervo Geral” e “Memória da Educação Física e Dança”. A Biblioteca Setorial do CEFD presta os seguintes serviços: treinamento de usuários; auxílio na normalização de trabalhos técnico-científicos; levantamento bibliográfico em base de dados; empréstimo domiciliar; consulta local.

Biblioteca Setorial Do Centro De Tecnologia – BSCT

A Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia foi implantada em 6 de agosto de 1990, e tem por finalidade a formação e guarda do acervo de publicações necessárias às consultas de alunos, professores e profissionais do ramo de Engenharia e Arquitetura. Em 2002, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central. Em 2013, a biblioteca mudou-se para novas instalações.    

Biblioteca Setorial do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – BSCTISM

A Biblioteca Setorial do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – “Nara Suzana Boop” iniciou suas atividades em 2010 com um profissional da área, sendo o acervo integrado ao Sistema adotado pela Biblioteca Central. Atualmente a biblioteca atende a toda a comunidade acadêmica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. O Acervo da Biblioteca cobre às áreas do conhecimento de acordo com os cursos que são ofertados para apoio as atividades desenvolvidas na sala de aula em todos os níveis de ensino: Ensino Médio Integrado, Proeja, Cursos Técnicos subsequentes, Cursos Tecnólogo, Graduação e de Pós Graduação. Em 2013 foi realizada uma obra aumentando o espaço destinado à biblioteca.

Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico – BSCP

A Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico da UFSM iniciou as atividades de organização do acervo em outubro de 2014, e foi inaugurada dia 12 de março de 2015. O Acervo da Biblioteca é composto por obras de diversas áreas do conhecimento, visando atender a demanda dos cursos oferecidos na unidade, em todos os níveis de ensino: Ensino Médio, Cursos Técnicos (Pós-Médio), Graduação e Pós Graduação, bem como material relevante para as pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos no Colégio. O acervo está em constante expansão, e atualmente concentra-se nas seguintes áreas temáticas: Ciências Agrárias e do Meio Ambiente, Tecnologia da Informação,  Administração, Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Literatura.

Biblioteca Setorial do Campus de Cachoeira do Sul – BSCS

A Biblioteca Setorial de Cachoeira do Sul (BSCS) iniciou suas atividades em outubro de 2014 com a criação do novo campus descentralizado da UFSM na referida cidade. A BSCS é uma das treze (13) bibliotecas pertencentes ao Sistema de Bibliotecas da UFSM (SiB-UFSM).

A Biblioteca Setorial de Cachoeira do Sul objetiva atender a comunidade acadêmica com a disseminação de informações especializadas no ramo da Arquitetura, Urbanismo, Engenharias e Tecnologia através da prestação de serviços de cunho informacional. Nesse sentido, a Biblioteca tem por finalidade dar suporte ao ensino e aprendizagem e favorecer o desenvolvimento da pesquisa e a realização de atividades de extensão colocando à disposição dos usuários informação bibliográfica útil de forma organizada. Além disso, visa contribuir para a formação profissional e humanística dos indivíduos.

Biblioteca Setorial do Campus de Frederico Westphalen – BSFW

A Biblioteca Setorial de Frederico Westphalen (Campus FW) iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006, em uma pequena sala de aula com aproximadamente cinco mesas de estudo em grupo. Em 2007, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central.

 

Biblioteca Setorial do Campus de Palmeira das Missões – BSPM

A Biblioteca Setorial de Palmeira das Missões (Campus PM) iniciou suas atividades em 2007 já integrada ao sistema utilizado pela Biblioteca Central. A bibliotecária do CESNORS de Frederico Westphalen de 2007 a 2009 realizava a catalogação de obras das duas unidades. A partir de 2010, um profissional bibliotecário assumiu o cargo no campus de Palmeira das Missões.