O Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central é a subunidade administrativa da Universidade responsável por fazer os encaminhamentos pertinentes aos processos licitatórios de aquisição (compra) de material material bibliográfico impresso e contratação das bases de conteúdo e serviços digitais para todas as bibliotecas da UFSM, e também pela seleção de acervo da Biblioteca Central (BC).
Novas solicitações de aquisição e dúvidas frequentes sobre compra e doação de livros para bibliotecas
O Sistema de Bibliotecas da UFSM (SiB-UFSM) recebe ininterruptamente sugestões de material bibliográfico para compra. As solicitações podem ser feitas através do menu “Solicitações” no Portal Biblioteca.
- Lista de desejos (planilha Google Docs): listagem de títulos para facilitar a quitação de débito
- Perguntas frequentes sobre a compra e doação de livros para as bibliotecas
- Tutorial para nova solicitação de aquisição
- Visão geral do processo de compra de livros impressos
Seleção de acervo da BC
O Núcleo de Aquisição avalia as solicitações de compra que têm como biblioteca destinatária a Biblioteca Central e também solicita obras para qualificar seu acervo. Além de obras de referência, materiais especiais, obras de literatura, biografias e de desenvolvimento pessoal, também integram a BC os acervos dos cursos de Letras, Arquitetura e do Centro de Ciências da Saúde.
Avaliação de doações
A Biblioteca Central recebe diariamente doações de publicações de outras instituições e de pessoas físicas. O Núcleo de Aquisição recebe as doações e avalia se os exemplares estão em bom estado de conservação e se já há exemplares da mesma obra no acervo, tanto para as doações espontâneas quanto para as de quitamento de débito.
Preencha o formulário com os dados da obra que você deseja doar e por e-mail para aquisicaobc@ufsm.br.
Você também precisará preencher o termo de doação no ato da doação.
Livros tombados como patrimônio
A partir de junho de 2019 os livros adquiridos por compra passaram a ser patrimonializados na Divisão de Aquisição, a fim de apoiar as atividades da DIPAT. Uma explicação para as/os bibliotecárias/os da UFSM foi desenvolvida e está disponível aqui (arquivo .PDF).
Fornecedores de material bibliográfico podem consultar a situação do pagamento de notas fiscais conforme o explicado no tutorial Verificar situação de nota fiscal.
A partir de setembro de 2022, os termos de responsabilidade (TRs) dos livros adquiridos por compra passaram a ser assinados através de processo eletrônico. Chefes de carga podem consultar o tutorial para esta assinatura neste link.
Relatórios
– Relatório de atividades: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 (parcial)
Dados para contato:
– Telefone: (55) 3220-8649
– E-mail: aquisicaobc@ufsm.br
Página atualizada em 02 de maio de 2023.