Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Acervo

Localização dos Materiais

Acervo geral: O acervo da Biblioteca Central está à disposição da comunidade em geral, com livre acesso às estantes. Os dados bibliográficos da coleção do Sistema de Bibliotecas da UFSM estão inseridos na Base de dados SIE e disponíveis para consulta pela Internet.

Livros

Os livros estão organizados nas estantes pelo número de chamada. Este número de chamada corresponde ao assunto (sendo utilizado atualmente o sistema de Classificação Decimal Universal – CDU), autoria e título do material.

Assista ao vídeo sobre CDU, clicando aqui.

Coleção geral

Os livros da coleção geral podem ser emprestados à comunidade universitária.

– Obras de Referência

Dicionários, enciclopédias, atlas, bibliografias, resumos, índices, etc.

Estão organizados nas estantes em ordem de número de chamada.

Possuem um “R” antes do número de chamada e localizam-se fisicamente separados dos demais livros técnicos e científicos.

Não podem ser emprestados. Exceção para os dicionários de línguas que podem ser emprestados durante o horário de realização das provas de suficiência em língua estrangeira.

– Coleção reserva (faixa azul)

Só podem ser emprestados no final do dia às 18h com devolução no dia seguinte até as 9h30min. A taxa de atraso para estes livros é cobrada por hora.

– Coleção vestibular (faixa verde)

Livros de literatura indicados como leitura obrigatória para as provas do Vestibular.

O usuário só poderá levar emprestado um item da coleção de cada vez.

– Teses (teses, dissertações e monografias)

Coleção de monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas na UFSM e também em outras universidades. Localizam-se fisicamente separadas dos livros, no 2º pavimento.

– Trabalhos Acadêmicos

Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC ou trabalhos apresentados a uma disciplina. O número de chamada é formado pelas letras “TA” (Trabalho Acadêmico) e abaixo uma sequência numérica.

– Periódicos

Os periódicos estão organizados nas estantes em ordem alfabética de título. A organização de cada título é em ordem cronológica de publicação: ano, volume e fascículo (número). Os periódicos não são emprestados, possuem somente consulta local.

Coleções Especiais

– Coletânea UFSM

Coleção de publicações (livros, periódicos e folhetos) sobre a Universidade Federal de Santa Maria. Por necessidade de preservação da memória institucional, a consulta a essas publicações deve ser solicitada ao Setor de Referência.

– Mapas

Coleção de mapas de áreas nacionais e internacionais, cartas topográficas de praticamente todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul e imagens orbitais da região central do Estado obtidas por satélite. São organizados por número de chamada, de acordo com a classificação. Os mapas não são emprestados, possuem somente consulta local, conforme o regulamento de empréstimo. Disponível também no acervo um globo terrestre luminoso e mesa de luz para consulta dos mapas.

– Folhetos

Publicações não periódicas, de no máximo 100 páginas, geralmente em brochura. Destacam-se as provas do Concurso Vestibular, PEIES (Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior), Colégios Técnicos da UFSM e Concurso Público para servidores técnico-administrativos. Os folhetos têm empréstimo domiciliar, conforme o regulamento de empréstimo.

– Gravações em fitas de vídeo

Localizam-se fisicamente separadas dos livros técnicos e científicos em estante no Setor de Empréstimo da Biblioteca Central, no andar térreo. As gravações em fitas de vídeo têm empréstimo domiciliar, conforme o regulamento de empréstimo.

– Cassetes sonoros

São organizados em ordem crescente pelo número de chamada em armário no Setor de Empréstimo da Biblioteca Central, no andar térreo. Os cassetes sonoros têm empréstimo domiciliar, conforme o regulamento de empréstimo.

– CD (Compact Disc) incluindo CD-ROM, CD de música, livro falado, etc.

São organizados em ordem crescente pelo número de chamada em arquivos apropriados no Setor de Empréstimo da Biblioteca Central. Os CDs têm empréstimo domiciliar, conforme o regulamento de empréstimo.

– Disquetes

Localizam-se fisicamente separados dos livros técnicos e científicos em estante no Setor de Empréstimo da Biblioteca Central, no andar térreo. Os disquetes têm empréstimo domiciliar, conforme o regulamento de empréstimo.

– Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre documentação

As normas da ABNT estão disponíveis para consulta no Setor de Referência, onde o usuário poderá obter orientação dos bibliotecários sobre como aplicá-las em seus trabalhos científicos.

– Normas técnicas

As Normas Técnicas da ABNT das diversas áreas do conhecimento estão disponíveis para consulta local no Setor de Referência.

– Partituras

São armazenadas no subsolo. As partituras têm empréstimo domiciliar, conforme regulamento de empréstimo.

– Livros em Braille

São armazenadas no subsolo, separados dos outros materiais, junto ao Setor de Referência. O material tem empréstimo domiciliar, conforme o regulamento de empréstimo.

Tipos de Obras e seus respectivos códigos antes do Número de Classificação
  • Audiolivro: AUDIOLIVRO
  • Braille: BRAILLE
  • Cartaz: CARTAZ
  • Cassete sonoro: CASSETE SONORO  
  • CD: CD
  • CD-ROM: CD
  • Disco de vinil: DISCO
  • Disquete: DISQUETE
  • DVD: DVD
  • Fitas de vídeo: FITA DE VÍDEO
  • Folheto: FOLHETO
  • Jogos: JOGO
  • Livro: ClassificaçãoCDU
  • Mapa: CARTA ou IMAGEM DE SATÉLITE ou MAPA
  • Norma técnica: Nome da norma técnica, número e ano
  • Obras de referência: R + ClassificaçãoCDU (Dicionários e Enciclopédias)
  • Partitura: PARTITURA
  • Tese, dissertação e monografia: Nome da Instituição de Defesa, Centro da Instituição, Programa (D, M ou E), Ano de Defesa e Cutter
  • Trabalhos acadêmicos: TA