Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Desenho Acessível

A sala de Desenho Acessível, localizada no térreo da Biblioteca Central, possui características acessíveis, disponibiliza materiais e recursos de acessibilidade que favorecem o acesso à informação e à cultura, dispõe de serviços e ações que contribuem para a difusão de práticas de inclusão e acessibilidade na universidade. Além disso, é um espaço de capacitação de pessoas quanto às questões de acessibilidade respeitando as diferenças e aproximando as pessoas das múltiplas realidades existentes.

O projeto institucional UFSM (sob número 053636) busca aproximar a comunidade da discussão sobre a universalidade do acesso à informação a todas as pessoas. Em um mesmo local, ações afirmativas buscam a diminuição das barreiras das pessoas quanto ao acesso à informação buscando respeito à diversidade. O projeto visa atender a legislação vigente e apoiar a universidade nas questões de acessibilidade, destacando seu papel inclusivo junto à sociedade.

Os objetivos desta sala são:

– Respeitar diferentes formas de interação ou de limitação de acesso à informação;

– Implantar um espaço inclusivo na UFSM de uso interdisciplinar que contemple ações e práticas inclusivas;

– Organizar e otimizar recursos para capacitar pessoas no uso de tecnologias assistivas;

– Ofertar materiais acessíveis às pessoas, mobiliário adaptado e equipamentos que atendam a diferentes necessidades, 

– Oportunizar ações de ensino e pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento. 

Estão envolvidas neste projeto a Biblioteca Central, a Coordenadoria de Ações Educativas, o Núcleo de Acessibilidade e a Pró-Reitoria de Graduação.

Recursos disponíveis

Acervo Braille

O acervo braile da sala Desenho Acessível possui em torno de 200 títulos. Em sua maioria, o acervo é composto por obras da literatura nacional e estrangeira, além de biografias, atlas, obras de filosofia, infantis e também sobre música e culinária.

A Biblioteca Central é cadastrada junto à Fundação Dorina Nowill para cegos, uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que há mais de 70 anos se dedica à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. A Biblioteca Central recebe de maneira gratuita, livros em braille, livros falados e digitais acessíveis, disponibilizando estes acervos à comunidade. 

Estações de trabalho acessíveis e mobiliário adaptado

A sala possui estações de trabalho acessíveis com computadores equipados com NVDA, um software assistivo gratuito e de código aberto. São 04 computadores equipados com fones de ouvido,  tela de 20 polegadas, onde a comunidade pode navegar na internet, realizar pesquisas e escutar os conteúdos de interesse. A ferramenta além de proporcionar acesso a pessoas com deficiência, ainda permite que pessoas com déficit de atenção possam escutar textos para facilitar sua concentração. 

Uma das estações de trabalho atende pessoas em cadeira de rodas, sendo que todo o espaço foi projetado em cumprimento à NBR 9050/2020. O mobiliário é composto por 06 mesas de estudo, 01 mesa de leitura ou reunião com capacidade para 08 pessoas, perfazendo um total de 14 cadeiras na cor laranja e 02 cadeiras para pessoas com obesidade.

Lupas eletrônicas

O espaço oferece duas lupas eletrônicas conectadas a monitores de 32 polegadas que permitem ampliar a imagem em 200%, favorecendo que pessoas com baixa visão possam realizar a leitura. 

Como utilizar

A sala Desenho Acessível é aberta à comunidade e necessita agendamento prévio para uso em função da atual situação de pandemia do Covid-19. 

O espaço pode ser reservado para eventos relacionados à conscientização social da temática inclusiva. Contato: atendimento.sib@ufsm.br. 

Tour Virtual